A revista literária portuguesa “Lote” tem novo número e conta com 20 autores

por Comunidade Cultura e Arte,    30 Novembro, 2020
A revista literária portuguesa “Lote” tem novo número e conta com 20 autores
Pormenor da capa
PUB

A Lote é uma revista literária, dirigida e fundada por Maria Brás Ferreira, Tomás Gorjão e André Osório — os quais contribuem igualmente como autores — que se propõe pensar continuamente o conceito de revista como espaço polifónico, de ora convergência ora divergência, sem se submeter a padrões estilísticos, linguísticos ou temáticos.

“Acreditamos que entre um gesto e outro, entre uma palavra e outra, a vida, e a arte, ganham um sentido total na simples potência de ser. Assim, a edição física surgiu como uma imposição: iniciar o toque da arte por um primeiro contacto, pessoal mas transmissível, e circulável, da nossa própria pele que manuseia um objecto — uma revista de poesia. A atenção particular ao grafismo da Lote prende-se precisamente com esta incessante luta dos sentidos, o que talvez represente uma aproximação possível à definição de poesia, arte, e vida: fiéis caminhantes pela sombra de corpos que sempre se acreditam reais, tangíveis.”, pode ler-se no comunicado enviado para a nossa redacção.

Poema “O Amor Constrói-se Devagar”, de Rui Esteves

O primeiro número (Lote#1), publicado em Outubro de 2019, é dedicado à poesia, com prefácio de Vasco Santos (director das editoras Fenda e VS) e um corpo de texto constituído por seis autores-poetas. 

“O trabalho continuou e assim nasceu o segundo número da Lote (Lote#2), (prometendo a periodicidade inicialmente estipulada de um ano), desta vez contando com poesia e ensaio — este último estilo submetido ao tema da Cidade —, com prefácio de Silvina Rodrigues Lopes (professora catedrática de Teoria da Literatura, da Universidade Nova de Lisboa e directora da editora Vendaval) e um corpo de 20 autores, de entre os quais Golgona Anghel e Bernardo Pinto de Almeida.”, pode ler-se ainda no comunicado.

A Lote#2 está a ser distribuída pelas livrarias do costume. Além dos habituais locais de venda, através das páginas de Facebook e Instagram da revista, é também possível encomendar a lote via email, directamente aos coordenadores do projecto (loterevista@gmail.com).

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Tags:

Artigos Relacionados