A nutrição é muito mais do que “perder uns quilos”

por Comunidade Cultura e Arte,    20 Fevereiro, 2019
A nutrição é muito mais do que “perder uns quilos”
PUB

Infelizmente, nos dias de hoje, a procura da ajuda de um profissional de nutrição, não passa de uma preocupação estética, para “perder uns quilos”. E é importante referir que perder uns quilos é diferente de emagrecer. Emagrecer é perder massa gorda, preservando a massa magra. Perder uns quilos é perder exatamente isso, “perder” números na balança que tanto podem ser massa gorda como massa magra. Por isso “esquecer” os números que a balança dá e começar a ter mais preocupação com a alimentação diária equilibrada, variada e completa, é meio caminho andado. A saúde agradece e o corpo também.

Mais importante do que seguir modas e restrições alimentares, é importante começar-se a investir, desde cedo, enquanto cidadãos, na oferta alimentar presente nas nossas casas, nas instituições de ensino e de trabalho e em todo o meio que nos envolve. Mudar os hábitos alimentares é o fundamental! E esses começam com a ajuda dos nutricionistas, que dia após dia, investem em desenvolver políticas alimentares, planos alimentares e nutricionais equilibrados, sessões de educação alimentar, entre outros, de modo a adequar a escolha alimentar.

Um nutricionista não é só o profissional que está num consultório, e bem, a elaborar planos alimentares, a medir e pesar. Um nutricionista faz mais do que isso. No entanto, é descabido saber e dizer que um nutricionista pode estar numa cozinha a avaliar os métodos de confeção utilizados, a avaliar as condições técnico-funcionais e higio-sanitárias da mesma…. É descabido também imaginar que um nutricionista pode estar dentro de uma sala de aula, rodeado de crianças ou adolescentes, a realizar atividades de educação alimentar. Sim, a escola é o melhor meio para aprender a ler, escrever e também para aprender a comer bem e de forma saudável.

A alimentação é uma necessidade básica, que faz parte do nosso dia a dia, e que como tema de discussão ainda é, infelizmente, pouco valorizado e respeitado na nossa sociedade.

Crónica escrita por Joana Martins
Estagiária em Ciências da Nutrição

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.