“A Fantástica Viagem de Marona” de Anca Damian vence Grande Prémio do Festival Monstra 2020

por Comunidade Cultura e Arte,    9 Outubro, 2020
“A Fantástica Viagem de Marona” de Anca Damian vence Grande Prémio do Festival Monstra 2020
“A Fantástica Viagem de Marona”, de Anca Damian
PUB

Foram esta noite conhecidas as longas-metragens vencedoras do Monstra ao Vivo 2020, numa cerimónia que teve lugar no Cinema Fernando Lopes – Universidade Lusófona. O festival começou no passado dia 29 de setembro e tinha sete longas-metragens em competição.

A Fantástica Viagem de Marona“, da realizadora romena Anca Damian, é o filme vencedor da MONSTRA 2020 tendo recebido o Grande Prémio Monstra, no valor de 5000€ e patrocinado pela RTP2, e o Prémio para Melhor Banda Sonora. 
Escolhemos este filme para grande prémiopela abordagem inteligente e impressiva (centrada no ponto de vista de um cão Marona) do modo ver e compreender as coisas. É uma história de uma frescura criativa, animada pela riqueza visual expressa pelas diversas abordagens gráficas e pictóricas. Consideramos que é um filme sobre a importância da esperança., justifica assim o júri composto por Nicolau Tudela, Agnàs Merley e Otto Alder.
São mais dois prémios atribuídos a esta coprodução entre França, Bélgica e Roménia, que se vêm juntar a outros tantos, arrecadados em festivais por todo o mundo.

O filme “Buñuel no Labirinto das Tartarugas”, de Salvador Simó, recebeu o Prémio Especial do Júri, pelaforça do filme de animação misturado com as imagens reais do documentário Terra Sem Pão, Las Hurdes, sobre a vida na pequena povoação espanhola de Las Hurdes. O filme acompanha o processo criativo de Luís Buñuel antes de se tornar um diretor famoso. Há um cruzamento evidente da vertente surrealista (pensamentos libertos de toda a preocupação lógica), em contraste com a realidade social nas pessoas, retratando a pobreza de em que vivem, de uma Espanha que viria ser dominada pela ditadura., afirma o painel de jurados.

Também o filme “As Andorinhas de Cabul”, realizado pela dupla de francesas Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec, recebeu uma Menção Especial pela abordagem artística irrepreensível especialmente na técnica de aquarela. É também uma declaração contra qualquer forma de fanatismo no mundo. Como nota particular- O filme compõe-se por técnicas de desenho e aguarela, em que a própria personagem feminina, ela também “desenha” dentro do próprio filme.

Por último, “Louis e Luca – A Viagem à Lua“, um filme que faz parte de uma trilogia do realizador norueguês Rasmus Sivertsen, recebeu o galardão de Melhor Filme para a Infância e Juventude por “conciliar o entretenimento e a beleza numa linguagem simples e divertida. É um filme que cativa crianças e adultos, contendo em si uma mensagem interventiva de consciência ambiental, e ao sonho de uma vida simples e criativa.”

Fernando Galrito, diretor artístico do Festival, revelou ainda nesta cerimónia que em 2021 o festival vai homenagear o cinema de animação belga, numa edição que se vai realizar de 10 a 21 de março.

Palmarés Monstra ao Vivo 2020
Competição de Longas-Metragens

Melhor Longa-Metragem – Grande Prémio RTP
A fantástica viagem de Marona, de Anca Damian

Melhor Banda Sonora
A fantástica viagem de Marona, de Anca Damian

Prémio Especial do Júri
Buñuel no labirinto das tartarugas, de Salvador Simó

Melhor Filme para a Infância e Juventude 
Louis e Luca – a viagem à lua, de Rasmus Sivertsen

Menção Especial
As andorinhas de Cabul, de Zabou Breitman e Eléa Gobbé-Mévellec

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.