“A Despedida”, de Lulu Wang, estreia nos cinemas portugueses

por Conteúdo Patrocinado,    29 Dezembro, 2019
“A Despedida”, de Lulu Wang, estreia nos cinemas portugueses
“A Despedida”, de Lulu Wang
PUB

“Melhor Filme de Língua Estrangeira” e “Melhor Actriz Musical ou Comédia” para Awkwafina são as nomeações aos Globos de Ouro para “A Despedida”, uma divertida e inspiradora história, que chega aos cinemas nacionais a 9 de Janeiro, com um evento de antestreia no Museu do Oriente.

Protagonizada por Awkwafina, a actriz e rapper americana de origem chinesa-coreana (“Ocean’s 8”, 2018 e “Asiáticos Doidos e Ricos”, 2018), o filme conta a história de uma família chinesa, criada nos EUA, que descobre que avó tem pouco tempo de vida, e que decide não a informar do diagnóstico. Em vez disso, os seus filhos e netos tentam arranjar um casamento de última hora, para que todos os familiares mais distantes possam vê-la uma última vez sem que ninguém saiba o que está a acontecer.

“A Despedida”, de Lulu Wang

“A Despedida”, realizado e escrito por Lulu Wang, é uma celebração sincera e edificante do amor familiar, construindo magistralmente uma representação afectiva e bem-humorada de uma boa mentira em ação.

Para além da grande recepção por parte da crítica – “A Despedida” venceu vários prémios entre os quais no Festival de Sundance Londres e nos Gotham Awards -, o filme teve um enorme acolhimento por parte do público, em especial nos EUA, onde obteve 20 milhões de espectadores.

“A Despedida”, de Lulu Wang

Abordando as diferenças culturais entre ocidente e oriente, mas evocando a dimensão universal do amor familiar, “A Despedida” é uma joia indie imperdível que fará o público tanto rir como emocionar-se.

Em Lisboa, a 8 de Janeiro, às 17h30, o Museu do Oriente organiza uma sessão de apresentação do filme “A Despedida”, seguido de uma mesa redonda com a participação de Jorge Santos Alves, historiador e especialista em estudos asiáticos e professor da Universidade Católica, Tânia Ganito – professora auxiliar do ISCSP e professora convidada do Mestrado em Estudos Asiáticos da Universidade Católica -, Cláudia Ribeiro – Universidade Católica, Estudos Asiáticos -, e Shenglan Zhou – professora de Mandarim da Universidade Católica Portuguesa.

“A Despedida”, de Lulu Wang

Sinopse do filme: Nesta divertida e inspiradora história, baseada numa mentira de verdade, Billi (Awkwafina), nascida na China e criada nos EUA, regressa relutantemente a Changchun para descobrir que, embora toda a família saiba que a sua adorada avó Nai Nai tem poucas semanas de vida, decidiram em conjunto não contar nada à própria Nai Nai. Para garantir a felicidade dela reúnem-se sob a alegre fachada de um casamento acelerado, unindo membros da família espalhados pelo estrangeiro. Ao navegar pelo campo minado das expectativas e convenções da família, Billi descobre que há muito para celebrar: uma oportunidade para redescobrir o país que deixou em criança, o maravilhoso espírito da avó e os laços que se mantêm, mesmo quando muito fica por dizer. “A Despedida” é uma celebração sincera, não só da forma como interpretamos a família, mas também da forma como a vivemos, construindo magistralmente uma representação delicadamente bem-humorada de uma boa mentira em acção.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados