Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS
No Result
View All Result
Comunidade Cultura e Arte
No Result
View All Result

‘7 minuti’, da submissão à dignidade

por Sara Camilo
20 Abril, 2017
em Cinema, Críticas
‘7 minuti’, da submissão à dignidade

A Comunidade de Cultura e Arte esteve presente na cativante 10ª Festa do Cinema Italiano, e um dos filmes que mais apreciou, principalmente pelas questões sociais e económicas da actualidade levantadas, foi o filme “7 Minuti” de Michele Placido.

Este um filme que conta com o contributo de Stefano Massani, que assina a peça, e de Michele Placido, que a traz até à sétima arte através da realização e adaptação do argumento. A história é a de um conjunto de mulheres empregadas numa fábrica têxtil italiana à beira de um ataque capitalista. Como muitas outras fábricas, esta é, na sua maioria, comprada por um aglomerado francês (representado pela fria e distante Madame Rochette) e, devido a esta grande mudança, todas as 300 operárias correm o risco de perder o emprego.

Falamos aqui de uma classe operária, que necessita do seu trabalho para garantir a sua própria sobrevivência e a da sua família.  A condição que a empresa lhes apresenta para que sejam mantidos os seus empregos, é abdicarem de um intervalo diário de quinze minutos e este passar apenas a conter sete minutos. Caso elas não aceitem esta proposta, a empresa terá que tomar medidas e elas terão que enfrentar as consequências.

Esta proposta é a grande questão de todo o filme, sendo narrado fundamentalmente à sua volta. Para a maioria das funcionárias da fábrica, a resposta parece óbvia. Entre perder o emprego e ficar com um intervalo de sete minutos, elas, evidentemente, preferem ter menos minutos de intervalo.

Mas o grande enigma está no que se esconde nas entrelinhas desta proposta. É feita aquela exigência, e a comissão de trabalhadoras, formada por onze pessoas, fica de dar a resposta positiva ou negativa à direcção da fábrica. A grande questão fica no que se está disposto a fazer para se manter o emprego?

Dez das trabalhadoras deram quase uma resposta automática à proposta, uma resposta positiva, já que nenhuma delas esta na condição perder o emprego. A única que não aceitou a proposta foi Bianca, uma operária têxtil que trabalha naquela fábrica há trinta anos. Ela rapidamente apercebe-se daquilo que a empresa pede às funcionarias, que é muito mais do que os reais sete minutos.

Resultado de imagem para 7 minuti

Aqueles sete minutos  são menos 7 minutos de dignidade e são mais sete minutos de subjugação. O mundo laboral está cheio de exigências como estas, pequenos pormenores que parecem não fazer a diferença, mas a verdade é que este tempo que lhe pedem, é tempo que elas perdem de liberdade, e que os patrões ganham com o trabalho delas por mais sete minutos diários. Ao fim de uma semana, são mais 35 minutos, mais 140 minutos ao fim do mês, e, tudo isto, vezes 300 trabalhadoras e os seus sete minutos.  Uma dura realidade que as trabalhadoras têm que enfrentar, sem  a possibilidade de serem aumentadas, mas com a garantia de que, ao perder sete minutos, mantêm o emprego.

Este filme, datado de 2016, baseia-se em factos reais, e em realidades que acontecem diariamente num mundo em crise, numa grande crise humana em que a dignidade não tem qualquer tipo de valor.

A temática abordada no filme não pode ser mais actual. As empresas fazem, cada vez mais, pequenas exigências que nos parecem inocentes, mas que, neste filme. ganham as proporções devidas através dos diálogos muito bem construídos entre as onze mulheres que discutem o futuro das operarias fabris.

Este é um trabalho que mostra um lado social, realçando o olhar das trabalhadoras perante estas dificuldades. É feita um verdadeira viagem pela vida das pessoas, pelas dificuldades financeiras, pelo assédio sexual, pela exploração da condição feminina, pela exploração de imigrantes, pelas diferenças raciais, etc. Todas estas questões sensíveis no mundo do trabalho e não só. 

O filme situa-se, maioritariamente, numa sala dentro da fábrica, uma atmosfera claustrofóbica com uma realidade tensa, onde se reúnam as tais onze mulheres. Aqui, partilha com o filme “12 Angry Men” a sua estrutura, e a ideia de estarem trancados num local até chegarem a um consenso. As interpretações das onze protagonistas femininas é bastante dramática, interpretando o papel de forma significativa, e relembrando-nos que, quando falamos sobre questões de sobrevivência básica, como o direito a alimentação, direito a abrigo e condições de trabalho satisfatórias, tudo muda.

Aqui, a sobrevivência assume-se como mais uma personagem, dominando todas as outras onze personagens. O trabalho das operárias tem que ter algum valor, e a empresa para a qual elas trabalham tem que atribuir esse mesmo valor. A existência de um hierarquia indiferente em relação seus  aos trabalhadores é algo que não funciona, e as condições no mundo laboral têm que aumentar, porque qualquer empresa precisa dos seus trabalhadores e vice-versa.

Actualmente, somos assaltados por uma grande crise económica, social, e este é um filme mostra muito bem a fragilidade dos trabalhadores perante grandes mecanismos que visam usufruir da exploração dos outros e da indefesa dos mesmos. É um que dá voz a quem quase nunca é ouvido. Ficamos entre a submissão e a dignidade, um ambiente stressante, ansioso e sobrecarregado, típico do mundo laboral.  Mas será que é isto o que queremos?

Se quiseres ajudar a Comunidade Cultura e Arte, para que seja um projecto profissional e de referência, podes apoiar aqui.


Deixa o teu comentário, aqui:

Tags: 7 minuticinemaFesta do Cinema Italianoitalian

Artigos Relacionados

David Cronenberg e a prevenção rodoviária

David Cronenberg e a prevenção rodoviária

por Rui Alves de Sousa
21 Janeiro, 2021
0

O cinema pode ser uma porta para todas as perversões possíveis e imagináveis. No grande ecrã, sem outras pessoas que...

Agora podes reservar uma sala dos cinemas NOS e ver um filme à escolha

Agora podes reservar uma sala dos cinemas NOS e ver um filme à escolha

por Redacção
27 Novembro, 2020
0

"Uma Sala Só Para Ti", o novo formato de ida ao cinema lançado recentemente pela NOS Cinemas, acaba de alargar...

Estudantes criam movimento para proteger o Cinema Português e organizam manifestação na próxima terça-feira

Vai ser possível reservar salas de cinema em Portugal para ver filmes em privado, com amigos ou família

por Redacção
5 Novembro, 2020
0

A partir de agora, os clientes poderão reservar uma sala exclusiva para um aniversário, uma reunião de família ou qualquer...

Os guerreiros e os burocratas de Akira Kurosawa

Os guerreiros e os burocratas de Akira Kurosawa

por Rui Alves de Sousa
29 Outubro, 2020
0

I Na espantosa e tenebrosa tragédia de “Trono de Sangue”, variação de "Macbeth" para a História do Japão, há espaço...

O futuro do cinema nas garras do Rato Mickey?

O futuro do cinema nas garras do Rato Mickey?

por Rui Alves de Sousa
15 Outubro, 2020
0

Talvez muitos de vós (ou até mesmo todos) identificar-se-ão com isto: a minha infância e juventude foi forrada a filmes...

A história de Néstor Almendros, o senhor da fotografia. De Rohmer, Truffaut, Malick até à Calvin Klein

A história de Néstor Almendros, o senhor da fotografia. De Rohmer, Truffaut, Malick até à Calvin Klein

por Lucas Brandão
30 Agosto, 2020
0

Nascido a 30 de outubro de 1930 e falecido aos 61 anos, no dia 4 de março de 1992, Néstor...

Assina a nossa Newsletter

Recebe em primeira mão, todas as novidades da Comunidade Cultura e Arte

Os mais Populares

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

“Deus Cérebro”. RTP1 estreia série documental sobre o cérebro humano

7 Janeiro, 2021
Presidenciais 2021

Presidenciais 2021

15 Janeiro, 2021
Nick Cave: “São os artistas que vão para lá das fronteiras socialmente aceites e que nos trarão novas ideias sobre o que significa estar vivo”

RTP2 exibe concerto de Nick Cave & The Bad Seeds na Royal Arena de Copenhaga

21 Janeiro, 2021
Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

Dino D’Santiago, Sara Tavares e Mayra Andrade assinam petição para que seja feita nova versão portuguesa de “Soul”

2 Janeiro, 2021

Sobre a Comunidade Cultura e Arte

A Comunidade Cultura e Arte tem como principal missão popularizar e homenagear a Cultura e a Arte em todas as suas vertentes.

A Comunidade Cultura e Arte procura informação actual, rigorosa, isenta, independente de poderes políticos ou particulares, e com orientação criativa para os leitores.

ver mais

Segue-nos no Facebook

Segue-nos no Instagram

Seguir

  • 253
    Apoia-nos pelo Patreon  Segue pelo link das nossas stories ou da nossa bio  Se tiveres du  vidas envia-nos uma mensagem
  • 2.5k
    A Billie Eilish e a Rosal  a juntaram-se num novo single   Lo Vas A Olvidar   J   ouviram
  • 1.4k
    Ontem foi o dia mundial do abrac  o  Este dia foi criado por Kevin Zaborney e foi comemorado pela primeira vez em 1986  nos EUA   Sa  o dias complicados para abrac  os mas quem os puder dar que os de   e que os valorize ainda mais    Filme     L ami de mon amie     1987  Realizado por  Eric Rohmer
  • 3.6k
    Filme     Pr  nom Carmen     1983  Realizado por  Jean-Luc Godard
  • 569
    Um pensamento poli  tico         Antes de tudo  Eu vou votar  Considero o voto seguro  e considero a democracia a maior conquista da nossa civilizac  a  o  Com ma  scara  dista  ncia e lavagem de ma  os  sinto que me estou a proteger e a respeitar os demais          Cro  nica do me  dico Gustavo Carona      Le   o texto completo no nosso site
  • 560
    Um partido    anti-sistema    com 22    portugueses de bem    que s  o alguns dos piores que temos no sistema         Recentemente  fiquei a saber que o Andr   Ventura    de longe o candidato   s presidenciais mais categoricamente rejeitado pelos portugueses inquiridos numa sondagem do Jornal de Not  cias  Nenhum outro candidato    encarado com tamanha rejei    o  65    Sinceramente  n  o estou admirado  H   dois dias falava com uma senhora de 76 anos que o descrevia como    um trafulha     Nas conversas que tenho tido com outros populares  incluindo os menos politizados  fiquei com a sensa    o de que  regra geral  as pessoas desconfiam que ele    um charlat  o  algu  m que n  o    de confian  a          Cr  nica de Jo  o Pedro Martins      L   o texto completo no nosso site      Matthew Ansley   Unsplash
  • 645
    Esta  s na linha da frente no combate a   pandemia  Envia-nos o teu testemunho        Ilustrac  a  o de Vanessa Santos   vanessa s illustration
  • 606
    Sobre a actual transpare  ncia da tolice ou do politicamente imbecil     Longe va  o os tempos em que o senso comum significava um conhecimento que ainda possui  a uma candura inge  nua  A necessidade de consta  ncia de uma cade  ncia vital cuja vida pra  tica  desde sempre  perpetuou  fez com que homens e mulheres anexassem ao suor do seu labor  a necessidade de um dispositivo psicolo  gico autopacificador          Cro  nica de Cla  udio Azevedo  professor de filosofia     Le   o texto completo no nosso site
  • Sobre a CCA
  • Privacidade & Cookies
  • Apoiantes
  • Parceiros
  • Fala Connosco Aqui

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.

No Result
View All Result
  • CINEMA
  • TV
  • MÚSICA
  • LIVROS
  • ARTES
  • SOCIEDADE
  • ENTREVISTAS
  • OPINIÃO
    • CRÍTICAS
    • CRÓNICAS

CCA 2019 © Todos os direitos são reservados.