#36 Essenciais do Cinema – ‘8½’ de Federico Fellini

por João Braga,    30 Julho, 2018
#36 Essenciais do Cinema – ‘8½’ de Federico Fellini
PUB

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais do Cinema”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais do Cinema”.

(1963)
Realizador: Federico Fellini
Protagonizado por: Marcello Mastroianni, Anouk Aimée e Claudia Cardinale

“Otto e mezzo” teve e tem um papel fundamental no Cinema internacional, sem dúvida alguma. As diversas interpretações que lhe podem ser atribuídas e o facto de ser um dos grandes filmes surrealistas dificultam, talvez, a sua recepção generalizada. Para quem não está habituado a bons filmes, e para quem não está habituado a filmes de Fellini, então é melhor não ver “Otto e mezzo”. No cinema, tal como noutras coisas, é necessário ter uma certa bagagem para ver um determinado filme. Os filmes de Fellini são disso exemplo e este é o seu comandante-mor.

Conta a história de um realizador com bloqueio criativo, ou artístico. Enquanto filma um novo filme e durante esse mesmo bloqueio, a personagem tem uma série de flashbacks que podem ser considerados como auto-biográficos e fruto de uma personalidade obsessiva e perturbada. O personagem de Mastroianni pode ser visto como alguém obcecado e sonhador, mas também como um génio ou carregado de frustração.

É um dos filmes de mais difícil interpretação de Fellini, nem sempre aceite pelo público, mas recebido com louvor pela crítica, tendo ganhado o prémio da Academia para Melhor Filme Estrangeiro e uma das melhores interpretações de Marcello Mastroianni. É um dos melhores filmes de todos os tempos, um essencial e um clássico obrigatório do surrealismo italiano, com o cunho da dupla Fellini-Mastroianni.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados