#2 Essenciais da TV. ‘Allo ‘Allo, de David Croft e Jeremy Lloyd

por João Braga,    24 Outubro, 2019
#2 Essenciais da TV. ‘Allo ‘Allo, de David Croft e Jeremy Lloyd
BBC One
PUB

Se estás a ler isto é porque chegaste ao “Essenciais da TV”– uma nova rubrica da CCA para quem quer descobrir um pouco mais sobre televisão. Com temáticas menos generalizadas, por vezes menos actuais mas igualmente relevantes. Com tudo isto, é normal que por aqui encontres – e temos mesmo de te avisar – mais texto. Bem-vindo ao “Essenciais da TV”.

‘Allo ‘Allo (1982-1992)
Protagonizado por: Gorden Kaye, Carmen Silvera e Vicki Michelle

A intemporal e inesquecível série de comédia, ‘Allo ‘Allo, não poderia não estar presente neste nosso Essenciais. É, ainda hoje, uma das séries de maior sucesso da BBC e, em termos mundiais, conseguiu atingir um sucesso assinalável, tendo sido traduzida e dobrada para várias línguas e vendida para muitos países de todo o mundo. Caracterizada, principalmente, por uma história complexa e densa, recheada de humor e de momentos que se tornaram clássicos na história da televisão.

A série contou com nove temporadas, umas melhores do que outras, mas sempre com um argumento meticulosamente escrito e coordenado pelos históricos produtores, David Croft e Jeremy Lloyd, que criaram muitas outras séries clássicas da televisão.

A longevidade e o sucesso do ‘Allo ‘Allo não se deve apenas à fantástica equipa de produtores e actores. Deve-se, sobretudo, a uma equação perfeita entre um argumento intrincado, inteligente e, por vezes, complexo para uma série de comédia que é uma sátira à Segunda Guerra Mundial. As histórias e as temporadas são densas e, logo desde a primeira temporada, têm o intuito de envolver o telespectador num conjunto de personagens e peripécias cómicas que se tornaram obrigatórias semanalmente, durante 10 anos.

Apesar de a primeira temporada só ter ido para o ar em 1984, o episódio-piloto foi transmitido a 30 de Dezembro de 1982 com um enorme sucesso, o que explicou a sequência das primeiras quatro temporadas, com cerca de 6-7 episódios em cada uma delas. A quinta alarga-se no número de episódios, apesar de a melhor época para a série ter sido, justamente, nas primeiras quatro temporadas. Muitos actores saíram e foram substituídos, uns melhor do que outros.  Apesar de tudo isso, ‘Allo ‘Allo manteve-se como uma das favoritas dos espectadores.

“It is I, Leclerc,” “Listen very carefully, I shall say this only once,” “You stupid woman!, ou “Good Moaning” são algumas das muitas das catchphrases que o programa celebrizou e eternizou. Resultam na perfeição e o público adorava cada citação das mesmas, nunca ignorando o encaixe na situação cómica. A série teve várias adaptações e revivalismos, destacando-se, em 2007, um especial que trouxe de volta alguns dos actores que fizeram parte da série. Há também rumores de que poderia haver um remake, mas não está confirmado que se tivesse, de facto, pensado nisso. ‘Allo ‘Allo é, claramente, uma das séries mais apreciadas e valorizadas da televisão mundial, apesar de polémica e controversa, mas sobreviveu a tudo isso, continuando, ao longo das temporadas, a priorizar os bons enredos e interpretações, sempre com muita comédia e boa disposição. É um essencial da TV e não poderia não ser mencionada.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.

Artigos Relacionados