19.ª edição do SeixalJazz cruza linguagens musicais improváveis

por Comunidade Cultura e Arte,    18 Outubro, 2018
19.ª edição do SeixalJazz cruza linguagens musicais improváveis
PUB

Começa hoje a 19.ª edição do Festival Internacional SeixalJazz. O festival volta ao Fórum Cultural do Seixal, de 18 a 27 de Outubro, com um cartaz repleto de novos talentos e respeitados mestres do jazz. Carla Bley, Mark Guiliana, José Salgueiro, Aaron Parks, Kuba Więcek, Roots Magic e João Hasselberg com Pedro Branco lideram as formações que trazem os sons do improviso até à margem sul do Tejo. Este ano com interessantes cruzamentos com outros universos da música contemporânea.

Destacamos os nomes de Mark Guiliana, baterista conceituado no universo do jazz – e, no âmbito da música pop, responsável por toda a secção rítmica do álbum de despedida de David Bowie, Blackstar. Assim como os de Aaron Parks, pianista de Seattle; e Kuba Więcek, jovem saxofonista polaco, que cruza as influências de Coltrane e Charlie Parker com as sonoridades pop e rock da actualidade, como Bon Iver, Flying Lotus ou Kanye West.

Em paralelo com os grandes concertos que decorrem no Fórum Cultural, a programação complementar acontece no SeixalJazz Clube, que este ano se estreia num novo espaço da antiga corticeira Mundet: o Armazém 56 – Arte Sx, com um programa composto por quatro formações nacionais. Para estes concertos, a entrada é livre, com as actuações dos grupos portugueses convidados a começarem às 23 horas (em dois sets: às 23 e às 0 horas). Atuam os Mano a Mano, o quarteto de Desidério Lázaro, o quinteto de Ricardo Pinto e o quinteto de André Rosinha.

Como habitualmente, o SeixalJazz volta a dedicar um dia ao projecto pedagógico O SeixalJazz Vai à Escola, que decorre durante todo o ano nos estabelecimentos de ensino do concelho. Agora, são os alunos e professores das escolas aderentes que visitam o auditório para assistirem a um concerto comentado com o quinteto da pianista Isabel Rato, no dia 24 de Outubro.

As actuações do palco principal começam sempre às 22 horas e os bilhetes estão à venda em ticketline.pt, no Fórum Cultural do Seixal e nos locais habituais (com descontos para jovens, reformados e trabalhadores da autarquia). Existe ainda a modalidade de assinatura, que permite o acesso a todos os concertos do festival. Já o SeixalJazz Clube funcionará entre as 22 e a 1.30 horas, e a entrada é livre. O programa completo pode ser consultado no site do festival.

Gostas do trabalho da Comunidade Cultura e Arte?

Podes apoiar a partir de 1€ por mês.