XXI Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia

13 SETEMBRO, 2016 -

A verdade é que a única coisa que exigimos dos espetáculos. É que sejam inteligentes, que promovam riso para a cabeça e não para o baixo-ventre“, disse José Leitão, o diretor artístico da companhia Art’Imagem, à Lusa, numa outra edição do Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia, que recebeu no ano passado mais de 10 mil espetadores.

Existe realmente uma longa e forte ligação entre a verdade, o teatro e a comicidade. Basta lembrarmo-nos dos bobos da corte, os únicos a quem era permitido criticar a sociedade, a política e todos os males do reino. Autorizados a muito, sem represálias nem regras a cumprir, tinham uma profissão com uma estranha dualidade – eram bobos, tolos, parvos a quem ninguém devia ligar e, em simultâneo, aqueles que diziam as verdades que mais ninguém podia dizer sem fazer rolar cabeças.

Nesta 21ª edição, também não rolarão cabeças (espera-se), mas existirão várias formas de fazer teatro, stand-up comedy e novo circo que, com certeza, farão rolar ideias e servirão as divisas do Festival, entre elas “o cómico é a inteligência” – uma frase que rapidamente faz sentido se pensarmos nos vários (e aclamados) comediantes de stand-up deste país ou em realizadores como Wes Anderson ou Emir Kusturica e muitos mais. A promessa é que o evento fará “rir e pensar”.

Promovido pela Câmara Municipal da Maia e com direcção artística da companhia Art’imagem, o Festival Internacional de Teatro Cómico da Maia ocupará o Fórum da Maia e espaços adjacentes, entre os dias 30 de Setembro e 9 de Outubro, com 34 espetáculos de 8 companhias nacionais e 13 Internacionais (de Espanha, França, Inglaterra, Itália, Alemanha, Cabo verde, Brasil e Nova Zelândia).

Os Bilhetes custam entre os 5€ (um espetáculo) e os 50€ (passe geral) e o programa completo pode ser consultado aqui.

fest

Texto de Sandra Henriques

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

De acordo com Adrian Curry, o especialista em cartazes de cinema do reconhecido site

Como seres humanos, temos a necessidade de fazer balanços e listas em relação ao que ficou para

Nos dias 1 e 2 de Julho, em pleno coração de Trás-os Montes, na cidade

Se pensas que isto é ilegal estás muito enganado! Todos os anos os próprios estúdios de Hollywo