‘Wadjda’, filme de Haifaa Al Mansour, vai ser exibido na Faculdade de Ciências Sociais e Humanas

28 NOVEMBRO, 2016 -

A actividade CiNECPRI, consiste na transmissão mensal de um filme, geralmente comentado por um Professor, que seja relevante para as áreas da Ciência Política, das Relações Internacionais, da História, da Literatura e da Sociologia.

Neste sentido, esta actividade surge com o propósito de sensibilizar os alunos de Ciência Política e Relações Internacionais, bem como de outras áreas das Ciências Sociais, para temáticas que coloquem em evidência, explícita ou implicitamente, através do cinema, um conjunto de problemáticas que relevem para a formação dos estudantes, sempre em estreita relação com a actualidade.

Sendo assim, o Núcleo de Estudantes de Ciência Política e Relações Internacionais da Universidade Nova de Lisboa (NECPRI), irá exibir, no dia 30 de Novembro, pelas 16 horas, o filme “Wadjda“, de Haifaa Al Mansour, num auditório ainda a designar.

Wadjda” afirma-se enquanto um marco na história do cinema da Arábia Saudita: um filme centrado na figura de Wadjda, uma jovem com 10 anos de idade, realizado por Haifaa Al Mansour, a primeira mulher a realizar um filme neste país. É um filme que lida com uma tensão entre as ortodoxias e os constrangimentos impostos pelo Islão e o desejo de rotura e de libertação consubstanciados na imagem de uma bicicleta.

Por fim, o filme contará com o comentário da Professora Ana Santos Pinto (FCSH-UNL).

15239318_1160936833944138_16399765_n

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Encerramento da cadeia televisiva integra a lista de exigências da coligação árabe que o Qatar

A medida vai entrar em vigor em julho do próximo ano e este era o único país do mundo em

A Arábia Saudita vai investir 500 mil milhões de dólares na construção de uma cidade j

Rei Salman assinou um decreto que lança as bases para a extensão do direito de conduzir