Visita centenas de museus com a nova app da Google

23 JULHO, 2016 -

Todos os apaixonados pela cultura e pela arte gostavam de numa tarde poder visitar a Galleria dell’Accademia em Florença para visitar a fantástica estátua de David, da autoria de Michelangelo, ou passear pelas entranhas do museu Van Gogh, explorando os seus campos de girassóis. Infelizmente, para muitos de nós tal não é possível, e certas obras de arte tornam-se mesmo inacessíveis para muitos, e a Google quer mudar isso.

Nos últimos anos, a gigante da Califórnia tem vindo a estabelecer parcerias com alguns dos museus mais conhecidos do mundo (e outros que nem tanto) para levar a arte e a cultura para as massas. Já foram mais de 1 100 as instituições que de uma forma ou de outra deram um aperto de mão com responsáveis da Google para poder tornar as suas obras no que a arte deve ser: património da humanidade. Para o conseguir, a Google disponibilizou nos últimos 5 anos a estes museus equipamento de alta tecnologia que pode, por exemplo, através de várias fotografias de alta qualidade, criar uma composição milimetricamente igual à obra original, ou mesmo ajudar na criação de visitas online em 360 graus aos museus em causa. Esta semana, a Google mostrou, através de uma atualização na sua app Arts & Culture o resultado destes anos todos de investimento na cultura e na arte, tornando o teu smartphone num instrumento de acesso e contemplação da arte.

art

Esta app foi lançada ainda no ano passado, mas esta atualização trouxe inovações bem necessárias para que esta deixe de ser «mais uma app» e passe a ser uma referência quer na Google Play Store como na App Store da Apple. A partir de esta semana, a Google Arts & Culture oferece visitas guiadas em realidade virtual a 20 localizações, acompanhada de uma voz simpática que vai descrevendo as obras e as suas histórias. O novo sistema de procura de obras de arte está também excecional, tendo o utilizador a possibilidade de pesquisar obras por artista, movimento artístico, época, técnica e até cor!

Para quem decidir fazer a viagem até ao museu (algo que no início das visitas virtuais é recomendado, pois nada substitui a verdadeira experiência de uma visita a um museu), a Arts & Culture oferece também a funcionalidade Art Recognizer, que te oferece informação sobre a obra que está à tua frente em tempo real, quando apontas a câmara do teu smartphone para a obra de arte.

Esta iniciativa da Google pretende munir os visitantes de museus (quer virtuais, quer físicos) de armas potentes para que de facto possam compreender e apreciar mais a fundo obras que por vezes poderiam estar fora da zona de conforto do visitante. Não estando no próprio museu Van Gogh, esta é a melhor opção!

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A compositora e violinista Sarah Neufeld, prestigiada também por fazer parte da c

As grandes ideias vêm sempre da observação de pequenos pormenores e foi assim que Lev Ku