Vem aí um filme biográfico sobre o pintor Paul Gauguin

24 JULHO, 2017 -

Vincent Cassel não pára e agora o actor vai interpretar o pintor francês Paul Gauguin. Gauguin (é este o nome do filme) vai contar com os actores Vincent Cassel, Pernille Bergendorff ou Ian McCamy.

O filme biográfico chega aos cinemas franceses em Setembro, ainda não tem data de estreia para os cinemas portugueses, e é realizado por Edouard Deluc, o mesmo que realizou Mariage à Mendoza, e é escrito pelo próprio cineasta, com a ajuda de Etienne Comar, Sarah Kaminsky e Thomas Lilti. Já a direcção fotográfica ficou a cargo de Pierre Cottereau (Café de Florem, Brodeuses ou Poupoupidou).

Paul Gauguin foi um pintor do pós-impressionismo de origem francesa. Nasceu em 1848 e viveu cerca de 7 anos da sua vida em Lima, Peru, país de origem da sua mãe, que era escritora. Os seus pais decidirem sair de Paris após a chegada de Napoleão III ao poder. No entanto, e durante esta viagem de mudança, o seu pai, que pretendia trabalhar na capital peruana como jornalista, faleceu. Apenas Gauguin, a sua mãe e a sua irmã chegaram ao destino.
Anos mais tarde, e depois de ter passado pela marinha mercante, Gauguin visitou várias localidades no Pacífico e regressou à capital francesa em 1855. Já em 1873 casou-se com a dinamarquesa Mette Sophie Gad, com quem teve cinco filhos, e depois de uma exposição impressionista, Gauguin decidiu dedicar-se totalmente à pintura. Em 1876, ou seja, 3 anos depois, expôs pela primeira vez. Ao longo da sua vida atravessou dificuldades económicas, problemas conjugais, doenças e conviveu com vários artistas de renome: Van Gogh, Cézanne, Degas, Charles Laval ou Emile Bernard.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS