Vem aí o 1º Festival Política, que junta política, arte e cinema

6 ABRIL, 2017 -

O Festival Política irá acontecer no Cinema São Jorge, em Lisboa, de 21 a 22 de Abril, e será de acesso gratuito.

Esta é a primeira vez que se realiza no nosso país um festival com esta lógica, um evento que junta política, arte e cinema. No entanto, eventos com as mesmas características já acontecem há décadas no Reino Unido, Itália e na Escandinávia.

O Festival Política terá “um palco de discussão que convida ao pensamento político dos portugueses, contribuindo para uma maior consciencialização do papel imprescindível da sociedade na decisão de novos rumos e assuntos de interesse colectivo, lembrando o dever de participação de todos os que escolhem abster-se desses debates

As actividades, para além de serem gratuitas, e abertas ao público em geral, terão vários temas em cima da mesa, tais como: qual o papel do jornalismo na democracia, formas de combater a abstenção, o valor da transparência e integridade, como juntar pessoas à volta da informação pública ou até os vícios da governação.

Estes são alguns dos convidados:

Sérgio Azevedo (PSD), Isabel Moreira (PS), Mariana Mortágua (Bloco de Esquerda), Rita Rato (PCP), Ana Rita Bessa (CDS-PP), Heloísa Apolónia (PEV), André Silva (PAN), Hélio Morais (músico co-fundador dos Linda Martini e dos PAUS), Tiago Fernandes (professor auxiliar do Departamento de Estudos Políticos da FCSH), Marina Costa Lobo (investigadora principal do Instituto de Ciências Sociais), Jair Rattner (jornalista) ou Luanda Cozetti (cantora dos Couple Coffee).

Por fim, para o co-organizador Rui Oliveira Marques “o crescimento da abstenção é o reflexo de um país repleto de eleitores desinteressados. O nosso objetivo é promover o interesse da sociedade civil, envolvendo-a na discussão, de maneira a que esta lute pelos seus direitos de forma ativa, dando voz a inquietações de ordem política e expondo resoluções. Para nós, quem não participa nunca tem razão”.

Podes consultar a programação completa do Festival Política no site do evento.

 

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS