Vê a ponte 25 de Abril pelos olhos de quem a escalou

4 JULHO, 2016 -

É quase impossível passar de carro pelo tabuleiro da Ponte 25 de Abril sem nos passar pela cabeça como seria arregaçarmos as mangas, sacudir o pó dos ombros e trepar os seus gigantes braços vermelhos. Mas, nem todos têm essa coragem. Para essa vasta maioria de pessoas que nunca conseguiria aventurar-se, o dono do canal do YouTube Go Up dedica um vídeo em primeira pessoa, gravado com uma GoPro à cabeça onde nos mostra quão belo e assustador pode ser escalar a ponte de 1962.

Pode não ser tão extensa ou tão alta como a sua irmã mais nova, a Ponte Vasco da Gama (que tem 17,2 km de comprimento, 155 metros de altura e é atualmente a 9ª maior ponte do mundo). Comparativamente com a Ponte do Oriente, os pouco mais de 2 quilómetros de extensão e 70 metros de altura da Ponte 25 de Abril podem parecer brincadeira de criança, mas certo é que esta é a ponte mais famosa e também bonita do nosso país, um símbolo reconhecido por o mundo fora.

Com apenas 17 (!) seguidores na sua conta do Twitter e 353 subscritores no seu canal do Youtube, Go Up não é propriamente um nome grande da escalada, seja ela legal ou ilegal, mas há algo na Ponte 25 de Abril que encanta tudo e todos, basta olhar para os números que este vídeo nos apresenta: são mais de 84 000 visualizações, 80 000 a mais que o segundo vídeo mais visto do descendente de Ícaro (a sua descrição no Twitter), de uma escalada de 363 metros a uma torre de rádio inativa em Donebach, Alemanha.

Até o nome do homem por detrás do canal Go Up é impossível de descobrir, sendo que provavelmente receia publicitar-se devido ao facto de todas ou quase todas as escaladas do seu canal sejam ilegais (um dos comentários do vídeo da Ponte 25 de Abril diz que a coima para alguém que tente escalar a mítica ponte é de 250 euros no mínimo). Tira 5 minutos e deixa Go Up levar-te do Panorâmico de Monsanto até à Margem Sul, através dos 70 metros de altura da Ponte 25 de Abril!

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Inicialmente o filme estava pensado para ser uma série de TV, mas nenhuma estação televisiva qu

Os jardins do Palacete de São Bento, residência oficial do primeiro-ministro,

O que vais ouvir, ler ou ver foi produzido pela equipa do É Apenas Fumaça, um projeto de medi

A novela gráfica "Os Vampiros" é o mais recente projecto de Fi