Vai ser possível pagar o metro e autocarro no Porto com telemóvel

27 JUNHO, 2016 -

Até ao fim do ano fica desenhado o sistema alternativo ao Andante. O pagamento vai passar a ser pós-pago, eliminando a actual compra antecipada de títulos ou de assinatura mensal, segundo o jornal Público.

Portanto, em 2017, data prevista para o funcionamento deste novo sistema, não terás de usar um cartão para viajar nos transportes públicos do Porto. Tudo vai acontecer através de uma app para telemóvel que vai detectar quando entras e sais do metro ou dos autocarros da STCP. As viagens ficam registadas na tua conta e por correio postal ou electrónico recebes a factura. Fica tudo mais prático.

Segundo o actual Ministro do Ambiente, Matos Fernandes, foram disponibilizados 500 mil euros à TIP, Transportes Intermodais do Porto, para desenvolver este sistema de títulos de transporte virtuais, que só deve entrar em funcionamento em 2017.

No discurso de assinatura do memorando para a gestão da STCP por parte das autarquias o Ministro do Ambiente disse “O sistema de bilhética, estreado no Metro do Porto, era à data uma referência mundial, mas ficou parado no tempo. Há 15 anos que vendemos bilhetes da mesma maneira. Há 15 anos que comunicamos com os nossos clientes praticamente da mesma forma. Continuamos a ter sistemas passivos, que aguardam pelo passageiro em vez de interagirem com ele. Se o sistema que usamos tem 15 anos, pensemos que o iPhone foi lançado há dez anos?”, e disse ainda Matos Fernandes “Temos uma juventude cada vez mais urbana, que ocupa os centros urbanos, que se desloca a pé, de bicicleta, e cuja relação com o automóvel é provavelmente mais intensa do que a da geração dos seus pais”.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS