Universo Facebook

8 JANEIRO, 2017 -

No Universo Facebook, ego atrai ego na razão directa do produto dos seus id’s e na razão inversa do quadrado da diferença dos seus superegos. A constante de egocentrismo facebookiano expressa a atracção facebookiana, em «imbecis», que se verifica existir, experimentalmente, entre dois calhaus com egos do tamanho do Sol cada, quando separados por uma diferença de superegos correspondente à distância daqui à Lua.

Quanto maior o ego, maior a possibilidade de choque. Quanto menor o ego, menor a possibilidade. Há, no entanto, enormes egos à deriva no espaço, cujo id é muito elevado e o superego muito baixo. Normalmente, verifica-se outra lei, nestes casos, intitulada «quem no choque fala, quer chocar». Por norma, quem, no Universo Facebook, fala muito no superego, isto é, quem muito o critica pelo seu baixo índice médio de níveis de superego, não raras vezes, manda às malvas o superego para, prontamente, criticar a falta dele nos outros.

Não se sabe ao certo os níveis médios dos superegos dos calhaus que estão em órbita no Universo Facebook. O certo é que todos eles, com raras excepções, precipitam o choque, porque não se apercebem do tamanho dos seus egos (o que implica superegos baixos, que ignoram ou querem ignorar, e a grande necessidade de satisfação dos seus id’s).

Digamos que é impossível não se chocar no Universo Facebook. É a chamada lei «preso por ter satélite, preso por não ter». Se o calhau se encontra numa órbita excêntrica, não interferindo com nenhum outro calhau, logo um outro calhau maior do que ele, com ele choca.

Estes grandes calhaus, na ausência de choques, procuram-nos. Na ausência de calhaus com quem chocar, começam a implicar consigo próprios, ao ponto de, por vezes, implodirem e desintegrarem-se, fazendo com que a sua possibilidade de choque seja maior.

Neste Universo Facebook, poucos são os calhaus que têm a percepção que um dia, sem excepção, todos vão virar pó.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O fabricante de ração, de produção 100% nacional, MaxiPet vai doar uma refeição à

Pode o Facebook transformar-se num construtor e agregador de comunidades capaz de substitui

Quem é Zygmunt Bauman, que nos vem falar, entre outros assuntos, sobre Co

O lançamento está previsto para o final do verão e irá juntar-se à Netflix e Amazon.