Universidade de Coimbra comemora 727 anos

1 MARÇO, 2017 -

A Universidade de Coimbra (UC) está de parabéns. O estabelecimento de ensino superior mais antigo de Portugal e um dos mais antigos do mundo completa 727 anos. Para assinalar esta data, Madalena Victorino, coreógrafa, programadora e professora, recebeu o Prémio Universidade de Coimbra 2017, na quantia de 25 mil euros, na Sessão Solene comemorativa do aniversário da UC.

A fundação da Universidade remonta para o dia 1 de março de 1290, quando o rei D. Dinis assinou em Leiria o documento ‘Scientiae Thesaurus Mirabilis’. Este documento certificava assim a criação do Ensino Geral, reconhecido de seguida pelo papa Nicolau IV. Inicialmente operando em Lisboa, transferiu-se definitivamente para a cidade coimbrã em 1537, por ordem do monarca D. João III.

Composta por oito faculdades e centros de investigação, a UC tem aproximadamente 25 mil estudantes portugueses e estrangeiros. “Eu escolhi a UC porque tinha o curso que queria. Sempre ouvi falar bem da universidade por isso, decidi inscrever-me. O espírito académico que se lá vive é indescritível”, revela Sara Santos, estudante de Jornalismo e Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra.

A 22 de junho de 2013, a Organização das Nações Unidas declarou a UC como Património Mundial da UNESCO, aumentado o seu prestígio e reconhecimento a nível internacional. Coimbra é a cidade dos estudantes, onde a Universidade marca aqueles que por lá passam deixando memórias e saudade eterna.

Artigo de: Liliana Pedro
Fotografia de: Nélson Garrido

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS