‘Noite Pagárrenda’, uma nova celebração do cinema chega a Lisboa

25 JANEIRO, 2017 -

Neste dia 28 de janeiro, um novo ciclo de cinema arranca em Lisboa. O movimento pretende (e promete) ajudar na divulgação de novos talentos na área do Cinema, bem como noutras áreas artísticas, como a Música, a Fotografia e a Poesia.

O coletivo responsável por esta iniciativa vai pelo nome de Pagárrenda. No site oficial do projeto, o Pagárrenda é definido como «um Colectivo Cinematográfico independente e jovem que visa produzir, distribuir e programar quem tenha vontade de o fazer. Por um cinema livre». Este grupo foi formado em março de 2016 por alunos da Escola Artística António Arroio.

No dia 28 de janeiro, às 21h30, acontece a “Noite Pagárrenda”, a primeira edição de um ciclo de cinema com noites mensais dedicadas à mostra de curtas-metragens de novos realizadores. Estas noites serão acompanhadas tipicamente de instalações ou performances de outras áreas artísticas.

Na primeira noite, serão mostradas as curtas-metragens Alice no País de Alguém, realizado por Carolina Almeida, um stop motion original sobre a vida sexual secreta das escovas de dentes; a animação The Unfortunate Fate of William, com a história de um rapaz peculiar e introvertido com medo de responder a perguntas e com realização de Nuno do Lago; O Senhor iPhone tem Fome, sobre um homem infeliz que se apercebe que a nova versão do iPhone é a fonte da felicidade do povo que o rodeia, da autoria de Francisca Niny de Castro, e Que é Feito dos Dias na Cave, a história da tentativa de fuga de um jovem paciente pelos corredores labirínticos de um hospital psiquiátrico. Este último projeto, da autoria de Rafael Almeida, foi uma das curtas portuguesas em destaque no Short Film Corner da última edição do Festival de Cannes.

Para além da mostra de cinema, a noite contará também com uma performance musical de Vasco Ribeiro, uma exposição de pintura da autoria de Mara Marques Morgado e uma sessão de leitura de poesia interpretada por Vasco Macedo e Beatriz de Almeida Rodrigues, membros da equipa da revista literária Apócrifa.

Podes encontrar mais detalhes sobre o evento aqui.

A “Noite Pagárrenda” realizar-se-á na Travessa da Piedade nº 9 (a sede do coletivo), na zona do Príncipe Real, às 21h30. A entrada é gratuita. 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O verdadeiro serviço público faz-se na RTP! Sendo assim, e porque faz todo o sentido darmos desta

O controverso realizador Lars Von Trier está de volta ao grande ecrã, estando es

Portugal foi o país escolhido para receber o evento italiano "La Pelli

Jean-Luc Godard estará de regresso ao grande ecrã com "Image et Parole