Um dos cinemas mais antigos de Portugal, o S. Geraldo em Braga, está prestes a ser demolido

14 ABRIL, 2016 -

Esta sala localiza-se num edifício centenário que desde a sua fundação sempre teve funções culturais. Desde 1950, foi nesta sala que milhares de bracarenses tiveram o seu primeiro contacto com o mundo do cinema. É por isso parte integrante da memória coletiva da cidade. Apesar de estar desativada desde os anos 90, muitos bracarenses reivindicam a reativação desta sala com a sua função original. O edifício pertence à Arquidiocese de Braga e, por isso, tem sido difícil intervir na recuperação deste património.

No início deste ano foi tornada pública por parte do proprietário a intenção de demolir todo o edifício (mantém-se apenas a fachada) para dar lugar a um hotel e praça de alimentação. Apesar da indignação que a situação tem gerado, a Câmara Municipal de Braga apoia a demolição e o projeto proposto. Neste contexto, foi criado um movimento cívico que tudo tem feito para travar a destruição e para apoiar a manutenção das funções culturais da sala de espetáculos.

Uma vez que esta demolição está prevista já para os próximos meses, foi criada uma petição para levar este assunto à Assembleia da República.

Para mais informação sobre o S. Geraldo podes consultar o site, o spot promocional e a notícia do Público.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A Porta 253 nasce pela mão de Joana Jorge, uma jovem

Na próxima sexta-feira, dia 30 de junho, decorrerá em Braga, no Theatro Circo, a

As segundas feiras não precisam de ser chatas e deprimentes e o gnration hoje comprova isso mesmo.

Os Orelha Negra apresentam-se ao vivo em Braga e no Porto