Tupac, Pearl Jam e Joan Baez no Rock and Roll Hall of Fame

21 DEZEMBRO, 2016 -

A trigésima segunda gala do Rock and Roll Hall of Fame contará com a introdução formal a sete grupos e artistas musicais neste restrito lote. Entre eles, figuram o rapper norte-americano Tupac Shakura banda grunge Pearl Jam, assim como as bandas Journey, Electric Light Orchestra e Yes e a cantora Joan Baez. Nile Rodgers, guitarrista da banda Chic, receberá, para além da nomeação para o corredor da fama musical, o Award for Musical Excellence, atribuído desde 2011 a nomes como Leon Russell ou Ringo Starr. A banda deste guitarrista recebe assim a décima-primeira consideração sobre a sua admissão para este elenco, sendo somente assegurada pelo músico nomeado este ano.

Os critérios de elegibilidade para este grupo estipulam que deverá de existir uma diferença de, pelo menos, 25 anos entre o lançamento do primeiro álbum e a sua nomeação. Esta é a forma encontrada por parte da Rock and Roll Hall of Fame Foundation de fazer honras aos grandes nomes da música, acabando por relativizar o género musical homenageado com o passar das edições. Destinada inicialmente a honrar somente os grandes nomes do rock n’ roll e derivados, abarca atualmente o folk, o hip-hop, o jazz e até algum pop mais experimentado.

As grandes atenções deste elenco recaem na presença de Tupac, rapper norte-americano assassinado em 1996. Tratando-se de um dos rostos mais emblemáticos do género e talvez do grande nome do west coast rapfoi uma figura controversa durante a sua vida, denunciando as discriminações raciais e as injustiças sociais que decorriam no seu estado da Califórnia. A sua admissão, porém, não é virgem quanto ao género musical, vindo este na sucessão de outros como as bandas N.W.A. e Public Enemy.

Desta feita, a trigésima segunda cerimónia de admissão ao Rock and Roll Hall of Fame decorrerá no próximo dia 7 de abril, em Brooklyn, Nova Iorque, no Barclays Center.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS