Três livros quentes para o Inverno

24 NOVEMBRO, 2016 -

A seguir ao Verão o Inverno é a época em que mais se lê. No entanto, não tem necessariamente de existir uma altura para o efeito (o Inverno é só um pretexto). Esta é, seguramente, a parte do ano que menos apetece sair de casa: lareira, muita roupa, chocolate quente, cinema e livros. Quem não lê tem também a oportunidade de lhe apanhar o gosto, é que “Ler pode causar Independência“.

Os três livros que sugerimos são editados pela Cavalo de Ferro, uma das nossas editoras portuguesas favoritas. Aqui ficam as sugestões:

Aulas de Literatura – Berkeley, 1980, de Julio Cortázar

Um livro imprescindível, uma porta de entrada para a literatura e para o universo de um dos seus maiores autores.

Berkeley, Universidade da Califórnia, Outono de 1980: todas as quintas-feiras, durante dois meses, perante uma plateia de jovens estudantes cada vez mais numerosa e entusiasta (ao ponto de causar problemas logísticos), Julio Cortázar conduz um vasto diálogo sobre a criação literária e a sua experiência de escritor, dando a conhecer quais os ingredientes que compõem a boa literatura. São muitos os temas tratados: o fantástico, a musicalidade e o humor, o erotismo e o lúdico em literatura; a intrincada relação entre imaginação e realidade, as armadilhas da linguagem; porém, sobra igualmente tempo para abordar outras suas paixões: a política, a música, o cinema. Tudo isto recheado de exemplos retirados de leituras pessoais ou da sua própria escrita, que analisa de forma natural e sincera, revelando o segredo dos seus contos ou qual a interpretação do seu famoso romance, Rayuela.

l0100_aulas_de_literatura

O Coração do Homem, de Jón Kalman Stefánsson

«A poesia faz renascer a prosa exaltando-a. O Coração do Homem multiplica os mais diferentes pontos de vista de pessoas definidas pela geografia.» L’ Humanité

A natureza, vasta e insondável, é impassível face ao destino dos homens. Somente a palavra os pode salvar.

Se o rapaz ainda se encontra no mundo dos vivos é porque, no seu delírio, fala. Ele e Jens, um dos seus companheiros de via­gem, sobreviveram a uma tempestade de neve. Acordaram os dois longe de casa, numa aldeia de pescadores perdida nos longínquos fiordes do Norte. O terceiro deles ficou para sempre aprisiona­do no gelo. Mas Álfheiður, uma jovem de cabelos ruivos e olhos verdes, cuidará dele até que restaure as suas forças e inicie o seu re­gresso a casa. Entretanto, a sua busca pelo sentido da vida torna-se uma outra viagem iniciática através do amor e das palavras, porque «devemos viver de maneira a derrotar a morte, é a única coisa que sabemos e podemos fazer» e só as palavras podem dar corpo aos sonhos, mudar um destino e elevar-nos acima do tempo.

Tendo por cenário a natureza hostil do extremo norte da Islândia no século XIX, O Coração do Homem, romance com o qual Jón Kalman Stefánsson conclui a trilogia iniciada com Paraíso e Inferno e A Tristeza dos Anjos, é uma profunda indaga­ção sobre a vida, o amor e o desejo, escrito com sublime simpli­cidade e poesia.

l099_coracao_homem

Pequena Escola do Pensamento Filosófico, de Karl Jaspers

As lições sobre o modo de pensar filosófico de um dos maiores pensadores do século XX.  Pela primeira vez em português.

Num ciclo de palestras transmitidas semanalmente num programa televisivo, Karl Jaspers, uma das figuras mais influentes da Filosofia do século xx e um dos fundadores do Existencialismo, expôs em termos simples e numa linguagem acessível, destinada a uma ampla e multifacetada audiência, o universo do pensamento filosófico. São essas verdadeiras lições sobre o modo de pensar filosófico que agora, sob a presente forma de livro, constituem uma duradoura escola, que todos podemos frequentar.

Sem nunca procurar oferecer respostas, mas sim fomentar novas perguntas, Jaspers parte de realidades da vida para chegar «de cada vez, ao limite em que surgem aquelas perguntas a que nenhuma ciência responde», pois «é aí que experimentamos o espanto perante o Ser. É aí que nos interrogamos quanto ao sentido e à missão da nossa existência.»

Os temas abordados são o cosmos e a vida, a história e a actualidade, o saber humano, a problemática do Homem, a discussão política, o Homem na política, conhecimento e juízo de valor, Psicologia e Sociologia, a esfera pública, o amor, a morte, a Filosofia no mundo.

l098_pequena-escola

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS