Três filmes, uma história de vida

29 JUNHO, 2016 -

Se Boyhood demorou 12 anos a ser concluído a trilogia romântica Before Sunrise (1995), Before Sunset (2004) e Before Midnight (2013) demorou 18 anos até ser conhecida, na sua totalidade, pelo público.

O ponto final da colaboração entre o realizador e a dupla de actores Ethan HawkeJulie Delpy faz-nos viajar para o ano de 1995, mais precisamente para o Festival de Berlim, onde um “estranho” filme (Before Sunrise) carregado de sentimentos acabaria por vencer o Urso de Prata, para Melhor Realizador. 

Before Sunrise continua, ainda hoje, a ser um marco no que diz respeito, por exemplo, a escrita de diálogos para cinema. Este “romance para realistas”, como o próprio realizador descreveu a sua obra, teve uma passagem discreta pelas salas de cinema mas angariou adeptos muito fieis. Em Portugal, por exemplo, isso aconteceu pela sua exibição em televisão, internet e pela sua divulgação nas redes sociais.

bb

Foram precisos cerca de 9 anos para que Linklater respondesse à questão com que deixou os seus espectadores no primeiro filme: depois daqueles dois desconhecidos protagonistas se terem conhecido num comboio, de descobrirem juntos a cidade de Viena durante 14 horas, e de terem prometido um ao outro um reencontro dali a uns meses. Será que voltariam a estar novamente juntos? A resposta veio com uma sequela que voltaria a ganhar grande consagração tanto pela crítica como pela parte mais comercial: Before Sunset.

Em 2013, altura da estreia de Before Midnight, o actor Ethan Hawke confessou, acerca da obra, ser “um privilégio estranho, é como uma cápsula que viaja no tempo”. E que depois deste filme o que podemos esperar mais? A actriz Julie Delpy disse: “na realidade, nós envelhecemos todos, e crescemos também”. Já Richard Linklater optou por não se comprometer: dizendo apenas que só “daqui a 5 ou 6 anos” saberemos se vai existir uma nova continuação. “Tentei sempre convencer a Julie a fazer um filme erótico mas ela resiste… talvez aos 80 anos!. Estas declarações ocorreram em 2013. 2 anos já se passaram, teremos uma resposta no máximo daqui a 4 anos, veremos se a trilogia se prolonga e se teremos uma nova história entre Ethan HawkeJulie Delpy.

Por fim deixamos-te com um ensaio de vídeo de Roberto Bra, onde os três filmes são comparados ao mesmo tempo: Before” Trilogy – Three chapters, One lifetime.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Ethan Hawke revelou numa entrevista ao The Indepentent que tem m