Três filmes portugueses a partir de hoje no Festival de Toronto

8 SETEMBRO, 2016 -

Duas curtas-metragens, de Joana Pimenta e Gabriel Abrantes, e a longa-metragem ‘O ornitólogo‘, de João Pedro Rodrigues, foram selecionados para o festival de cinema de Toronto, que hoje se inicia.

A programação dá conta da presença das curtas-metragens ‘Um campo de aviação‘, de Joana Pimenta, e ‘A brief history of princess X‘, de Gabriel Abrantes, exibidas no Festival de Locarno, no passado mês de agosto.

O filme ‘O ornitólogo’, que valeu a João Pedro Rodrigues o prémio de melhor realização em Locarno, também foi selecionado para Toronto, um festival onde o cineasta já apresentou outros filmes em edições anteriores, nomeadamente ‘Morrer como um homem‘, em 2009, e ‘A última vez que vi Macau‘, correalizado com João Rui Guerra da Mata, em 2012.

O festival canadiano, que celebra 40 anos, decorrerá até ao próximo dia 18 e, entre os filmes a exibir, estão, por exemplo, ‘Aquarius‘, do brasileiro Kleber Mendonça Filho, ‘Snowden‘, de Oliver Stone, ‘Julieta‘, de Pedro Almodóvar, ‘I, Daniel Blake‘, de Ken Loach, ou ‘Voyage of time: Life’s journey‘, de Terrence Malick.

A estes juntam-se ainda duas produções de Paulo Branco, que também foram selecionadas para o festival de Veneza antes de Toronto: ‘Os belos dias de Aranjuez‘, de Wim Wenders, e ‘À jamais‘, de Benoît Jacquot.

The promise‘, a ficção de Terry George que foi rodada em 2015, em Portugal e em Espanha, com técnicos portugueses na equipa e com Oscar Isaac e Christian Bale, nos principais papéis, fará a estreia mundial no próximo domingo, em Toronto.

O Festival Internacional de Cinema de Toronto abre com a estreia mundial da nova versão de ‘Os sete magníficos‘, de Antoine Fuqua, com Denzel Washington e Ethan Hawke, ‘remake’ do ‘western’ de John Surges, de 1960, inspirado no clássico de 1954 de Akira KurosawaOs sete samurais‘.

image

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Como é apanágio do Festival de Toronto não há um júri oficial para a programação geral. E qu