Tommy Edison é cego e mostra-te como é sentir o mundo com apenas quatro sentidos

7 JULHO, 2016 -

Viver com cegueira não é fácil. Seja esta uma condição de nascença ou fruto de um infortúnio, não ter um sentido que todos nós tomamos como garantido muda completamente a perceção de todo o mundo à nossa volta. Mas será que conseguimos mesmo imaginar quão difícil e/ou diferente é a vida de uma pessoa que sofre de cegueira?

Com certeza todos nós temos dúvidas e questões, todos, num momento ou outro pensamos como será que alguém que sofra de cegueira lida com tarefas que não conseguimos imaginar serem possíveis sem a ajuda da visão. E existem outras questões, que por terem um caráter tão mundano, nunca sequer imaginamos que coisas tão simples como cortar um bife, lidar com dinheiro ou espantar uma mosca nunca sequer nos passam pela cabeça como sendo tarefas de tão diferente abordagem por parte de pessoas com visão limitada ou mesmo sem visão. Por muito que estas questões nos façam pensar, são raros os casos em que estas são respondidas. Podemos conhecer alguém invisual que nos responda a todas estas perguntas sem hesitar, mas para a grande maioria das pessoas, estas questões ficam por responder, devido ao medo de ser intrusivo para com algém que pode não querer falar sobre esta condição de vida.

E aqui entra Tommy Edison. Este homem é dono do canal de YouTube TommyEdisonXP, e nele tenta, com uma atitude sempre positiva, quente e sincera responder às perguntas de todos os seus seguidores, abrindo-nos as portas do seu mundo invisual. Com cegueira de nascença, Tommy decidiu criar um canal do YouTube onde mostra com um quê de humor como supera as barreiras diárias que lhe são impostas devido à sua condição. Mostra-nos como um invisual usa uma máquina Multibanco ou como cozinha, e conta-nos também como aprendeu (ou não) a sorrir ou o que acha atraente num outro ser humano, entre muitos outros exemplos. Para além da sua carreira no YouTube, Tommy é profissional de rádio. Desde há 20 anos atrás que todos os dias fala na rádio STAR 99.9 FM em Connecticut (onde nasceu), onde relata as previsões meteorológicas.

Sempre com um humor característico, Tommy chega a mostrar-nos algumas dicas que pessoas com cegueira podem ensinar a pessoas com visão e explica como sonha, nunca tendo conhecido o sentido da visão. Para além disso, explica-nos dentro dos possíveis como se processam algumas das experiências do nosso dia-a-dia no caso de uma pessoa invisual, como por exemplo estar embriegado ou adormecer. Apesar de ser difícil de compreender à primeira vista, percebemos que Tommy não é de nenhuma maneira um homem infeliz ou triste (até fez um vídeo sobre as melhores vantagens da cegueira!). Não tendo nascido com sentido de visão, nada do que nós vemos lhe faz falta, e isso aliado à boa disposição e sentido de humor de Tommy torna-o num homem que com certeza todos adoraríamos conhecer e com quem podemos aprender muito. Resumindo este canal em poucas palavras, é exatamente isso que ele faz: Tommy educa-nos sobre uma condição que afeta mais de 39 milhões de humanos mas que nos parece tão, tão distante. 

Não conseguindo compreender sequer o conceito de o que é uma cor, Tommy diz que se existisse uma maneira de conseguir começar a ver, hesitaria e seria uma experiência muito assustadora, mas que no fundo desejava conseguir ver e conseguir abordar o mundo como nós abordamos. Estamos contigo Tommy, com cada vez mais estudos a comprovar de que será possível fazer um invisual ver, talvez um dia, e talvez esse dia esteja já ao virar da esquina!

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS