‘Terramotourism’, um documentário que nos mostra Lisboa entre 2012 e 2016

28 NOVEMBRO, 2016 -

O documentário Terramotourism é uma recolha de imagens, que demorou 3 anos, da cidade de Lisboa e é sobre o processo de turistificação que está a acontecer. O filme é da autoria do colectivo Left Hand Rotation, um grupo de activistas urbanos, que se estabeleceu em Lisboa desde 2011, e é um documento vivo e subjectivo da cidade e da sua transformação ao longo dos últimos 6 anos.

Em entrevista ao Observador o colectivo afirmou que está “…sobretudo com vontade de escutar a opinião das pessoas (…)” e “O mais importante é as pessoas perceberem que não é um filme contra o turista. Gostamos do debate que estamos a provocar nas redes sociais.“. O Left Hand Rotation descreve o Terramotourism da seguinte forma:

A 1 de Novembro de 1755 um terramoto destruiu a cidade de Lisboa. O seu impacto foi tal que deslocou o homem do centro da criação. As suas ruínas legitimaram o despotismo esclarecido.
Lisboa hoje treme novamente, abalada por um sismo turístico que transforma a cidade a velocidade de cruzeiro. O seu impacto desloca o morador do centro da cidade. Que novos absolutismos encontrarão aqui o seu álibi?
Enquanto o direito à cidade derruba-se, afogado pelo discurso da identidade e do autêntico, a cidade range anunciando o seu colapso e a urgência de uma nova maneira de olhar-nós, de reagir a uma transformação, desta vez previsível, que o desespero do capitalismo finge inevitável.”

Podes ver aqui o documentário completo:

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS