Syd Barrett: faz 10 anos que desapareceu o senhor psicadélico dos Pink Floyd

7 JULHO, 2016 -

Roger Keith Barrett, mais conhecido por Syd Barrett,  foi cantor, produtor, guitarrista e pintor. Nasceu em Cambridge, Inglaterra, a 6 de Janeiro de 1946 e faleceu a 7 de Julho de 2006, com 60 anos. Syd foi um dos fundadores da mítica banda Pink Floyd. As principais ideias musicais e estilísticas daquela que, então, era uma banda de rock psicadélico, vieram de Syd, assim como o nome do grupo. Todavia, especulações sobre sua deterioração mental, agravada pelo exagerado de consumo de drogas, levaram à sua saída da banda, em 1968.

Além de ser um dos pioneiros do rock psicadélico, com as suas expressivas linhas de guitarra e composições imaginativas, Syd Barrett foi também um dos pioneiros do space rock e do folk psicadélico. Esteve em actividade, enquanto músico, durante sete anos. Gravou com os Pink Floyd, quatro singles, dois álbuns e diversas músicas. Como artista a solo, lançou um single e três álbuns, até entrar em negação, imposta por ele próprio, durante mais de trinta anos.

Na sua carreira pós-música continuou a pintar e dedicou-se à jardinagem. Nunca mais voltou a público. Barrett morreu em 2006, por complicações de Diabetes. Diversas biografias foram escritas sobre ele desde os anos 80, e os Pink Floyd escreveram e gravaram inúmeros tributos em homenagem a Syd Barrett, após a sua saída do grupo, sendo o mais conhecido deles o álbum Wish You Were Here, de 1975. Em 1996, o seu nome foi adicionado no Hall da Fama do Rock and Roll, como membro dos Pink Floyd.
Para conhecerem melhor os Pink Floyd, e mais concretamente Syd Barrett, sugerimos 4 filmes:

Filme: Syd’s First Trip (1966)
Realizado por: Nigel Lesmoir-Gordon

Filme: Pink Floyd London ‘66–’67 (1967)
Realizado por: Peter Whitehead

Filme: Tonite Let’s All Make Love In London (1967)
Realizado por:  Peter Whitehead

Filme: The Pink Floyd and Syd Barrett Story (2003)
Realizado por: John Edginton

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A banda britânica Pink Floyd vai lançar várias músicas inéditas como parte

Na música, a década de 70 do século XX foi fortemente marcada pelo domínio de uma série de ban

Ainda não chegámos a Dezembro e, muito embora este ano o Nobel da Literatura tenha sid

David Gilmour, ex-guitarrista e vocalista dos Pink Floyd, volta a