Sul Coreana Han Kang é a vencedora do Man Booker Prize International

16 MAIO, 2016 -

Han Kang, escritora Sul-Coreana, acaba de vencer unanimemente, com o seu romance Vegetariana, o Man Booker Prize International, prémio onde José Eduardo Agualusa era um dos finalistas, com Teoria Geral do Esquecimento. Durante o dia de hoje o escritor Angolano já tinha “apostado” na vitória da Sul Coreana.

Nesta alegoria sobre Coreia do Sul moderna onde o principal mote é a renúncia à carne da protagonista, está contida uma história de obsessão, escolha, mas também uma tentativa de nos conhecermos a nós próprios e aos outros. O romance está, neste momento, a ser traduzido pela D. Quixote, sendo esperado que saia ainda este ano.

Este prémio patrocinado pelo britânico Man Group, no valor de 50 mil libras (65 mil euros), é distribuído uniformemente por escritor e tradutor (para língua inglesa) e é, a partir deste ano de 2016, atribuído todos os anos.

Para  o alcançar, Han Kang derrotou não só José Eduardo Agualusa, como os outros finalistas Elena Ferrante, Orham Pamuk, Yan Lianke e Robert Seethaler (Já escolhidos entre os 155 livros presentes a concurso).

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS