Suécia inaugura primeira auto-estrada parcialmente electrificada para camiões

30 JUNHO, 2016 -

No dia 22 de Junho a Suécia inaugurou oficialmente a primeira auto-estrada parcialmente electrificada para camiões. O objectivo é fazer um estudo para se reduzirem as emissões provenientes de combustíveis fósseis. Com a previsão de crescimento do sector dos transportes, será natural que aumentem as emissões, pelo que é necessário testar alternativas que permitam reduzir este volume.

A E16, na região de Gävleborgem Estocolmo, foi parcialmente electrificada em cerca de dois quilómetros e recebeu um sistema de catenárias, semelhante ao que é usado nos eléctricos. O objectivo é fazer circular aí dois camiões especialmente preparados e desenhados para o transporte de mercadorias, e estudar se se consegue reduzir o volume de emissões de gases poluentes.

O projecto resulta de uma parceria entre várias entidades e empresas: a Scania, o Instituto de Estradas da Suécia, a Agência de Energia da Suécia, a Agência de Inovação da Suécia e a Siemens.

De acordo com a Siemens, num artigo da Popular Science, os transportes são responsáveis por mais de um terço de todas as emissões de dióxido de carbono da Suécia. O teste da autoestrada electrificada vai decorrer durante dois anos e pretende-se criar uma base de conhecimentos sobre se o sistema é sustentável para o longo prazo.

Já de acordo com a Scania, esta solução permite reduzir as emissões fósseis até entre 80 a 90% e o consumo de energia até 50%.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS