Steven Soderbergh vai realizar filme sobre o escândalo dos Panama Papers

11 JULHO, 2016 -

Steven Soderbergh, o vencedor do Óscar de Melhor realizador, com o filme Traffic, em 2001, já tem um novo próximo projecto em visto: Secrecy World, ou seja, um filme baseado no escândalo dos Panama Papers. Ao que tudo indica, Soderbergh é um dos produtores, mas o The Hollywood Reporter avança mesmo que o cineasta norte-americano poderá ocupar a cadeira de realizador. É de lembrar ainda que Soderbergh tinha abandonado o cinema para se dedicar especificamente a outras áreas, ao que parece o escândalo dos Panama Papers é demasiado tentador.

O argumento de Secrecy World será adaptado por Scott Z. Burns, o mesmo de The Bourne Ultimatum, Side Effects e Contagion. Burns é um fiel argumentista e é um habitual de parceiro do realizador Soderbergh. Tudo isto acontecerá a partir de um livro sobre os Panama Papers que ainda não foi publicado e que está a ser escrito pelo jornalista Jake Bernstein, um dos elementos do consórcio internacional de jornalistas que colaborou na investigação dos 11,5 milhões de documentos provenientes da firma de advogados Mossack Fonseca, sediada no Panamá.

O escândalo dos Panama Papers deu a conhecer ao mundo operações de fuga fiscal, fraude, limpeza de dinheiro e outras actividades ilegais a nível mundial, tanto por bancos, como empresas e particulares. Vários nomes portugueses também estavam envolvidos, no entanto, em Portugal o assunto acabou por cair no esquecimento e os media não avançaram com mais nenhum detalhe sobre o tema.

Secrecy World ainda não há qualquer data de estreia, mas esperemos que seja para breve.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

A Netflix adquiriu os direitos de adaptação e vai produzir um filme baseado no escândalo dos