Sete instalações formam percurso artístico no centro histórico do Porto

1 FEVEREIRO, 2017 -

Sete instalações com luz, de áreas como a arquitetura, urbanismo, engenharia e, entre outras, audiovisual, vão formar em março “um percurso entre o Passeio das Virtudes e as Escadas da Vitória”, anunciou hoje a Câmara do Porto.

Os sete projetos foram selecionados entre 20 propostas, individuais e coletivas, que foram apresentadas no âmbito do projeto ALUMIA, lançado em finais de novembro pela Câmara Municipal do Porto e no qual “foram desafiados artistas e criadores a transformar a visita noturna ao património do Centro Histórico” da cidade.

De acordo com informação divulgada hoje no portal de notícias da autarquia, a câmara atribuirá, através da empresa municipal PortoLazer, 3.570 euros para a concretização de cada uma das sete selecionadas.

“Gerador (de 6 Volts) de Comunidade”, da Oficina Galo, Mónica Loureiro e João Gaspar, “Manifesto da Luz”, de João Dias-Oliveira, Nuno Mota e Rossana Ribeiro, “A Casa do Senhor X e da Senhora Z”, de Patrick Hunmann e Renata Portas, “Yellow Sobremarine”, de Pedro Barata, “Umbra”, de Elas Duas, “Ride The Light”, de João Félix e João Relvas, e “Tile-Light”, de DFL-Digital Fabrication Lab (Rodrigo Waihiwe e José Pedro Sousa) são as instalações artísticas que formarão o percurso.

As sete instalações, “de áreas do saber tão diversas como a arquitetura, o urbanismo, a engenharia, o design, as artes performativas e o audiovisual”, serão apresentadas publicamente a 24 e 25 de março, véspera e Dia Nacional dos Centros Históricos, conclui a autarquia.

O ALUMIA “resulta de uma candidatura submetida e aprovada no âmbito do Programa Operacional Norte 2020, no valor global de 387 mil euros, cofinanciados em 85 % pela União Europeia”.

A Câmara do Porto afirma ainda que, “depois do Manobras e do Locomotiva, este é o terceiro projeto de dinamização cultural que usa o Centro Histórico do Porto como território de intervenção e inspiração”.

Texto de Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS