Sentes-te hacker o suficiente para decifrares este problema de Mr. Robot?

18 MAIO, 2016 -

Mr. Robot é uma das séries de destaque dos últimos tempos, e uma das que tem mais fãs. A série mostra-nos o dia-a-dia de navegadores da deep web que tentam deitar a baixo uma companhia maléfica que controla todo o tipo de informação informática a nível mundial. Elliot Alderson (Rami Malek) é o jovem por detrás das tentativas de golpes à E-Corp, e agora ele propõe-te um desafio virtual apenas ao alcance dos mais dotados de conhecimentos informáticos.

No novo trailer da segunda temporada de Mr. Robot há uma caixa com provas que é selada. O que o público mais atento reparou foi que essa caixa continha um número de telefone fixo na sua lateral. O número é 212-804-6003 (para ligares de Portugal tens de anteceder o número com o indicativo dos Estados Unidos da América, que é 001). Ora, ligando para esse número há um atendedor de chamadas automático que te dá a primeira pista sobre o que tens de fazer para descodificar toda uma série de tarefas que te serão propostas. As primeiras 509 pessoas a descodificar este puzzle foram galardoadas com um uniforme da fsociety. Agora já não podes ganhar nada, mas se pelo desportivismo quiseres tentar resolver o problema, não continues a ler o artigo!

mrrobot2

Se tentares ligar para o número acima referido és recebido por um atendedor de chamadas da E-Corp que te diz «Obrigada por telefonar para a linha de ajuda da E-Corp. Devido aos recentes eventos estamos com um volume acima da média de ligações. Para evitar a espera e para mais informações visite a nossa página em www….». Esta mensagem automática é interrompida bruscamente por uma mensagem da já famosa fsociety (que transcrita significa «para a luz brilhar mais forte a escuridão precisa de estar presente»), que por sua vez é seguida por uma sequência de beeps sem sentido.

Para o público mais atento, esta sequência não aparece nada aleatória. A frase que a fsociety te deixa é uma citação de Francis Bacon, o que já por si é uma pista. Os beeps foram traduzidos para As e Bs e após isso foi utilizada a chave de Bacon para decifrar essas letras. O resultado formava a palavra FSOCDOTSH, que na verdade se tratava de um url (http://fsoc.sh).

mrrobot3

Como podes ver na imagem acima, este url leva-te até a um website imaginado da E-Corp. Pouco depois de abrires o website, o E do logótipo da E-Corp cai e és surpreendido/a por um olho gigante rodeado de letras e números. Este olho move-se numa sequência que quando apontada dá 4C4F4F4B205550. Convertendo este código ou sequência de hexadecimal para ASCII, a mensagem resultante era LOOK UP (olha para cima).

mrrobot4

Se conseguiste chegar até aqui podes dar-te por contente, mas o puzzle não acabou ainda! Como é pedido, deves olhar para cima, ou seja, deixar o cursor do rato na parte superior da página. Quando o cursor se encontrava na posição pretendida, a página piscava em código morse « .-.. . .- …- . / — . / …. . .-. .» que forma a frase LEAVE ME HERE (deixem-me aqui). Essa frase era a senha para participar num concurso que tinha como prémio o uniforme da fsociety. Os primeiros 509 sortudos já andarão pelas ruas vestidos como Elliot. Agora resta ficares de olhos bem abertos para possíveis novos concursos da série do momento e esperar ansiosamente pela nova temporada!

mrrobot5

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS