RTP2 exibe filme de Nanni Moretti e documentários sobre Gabriel García Márquez e El Greco

6 ABRIL, 2017 -

O verdadeiro serviço público faz-se na RTP! Sendo assim, e porque faz todo o sentido darmos destaque aos filmes e aos assuntos que estes abordam, elaborámos este artigo para reforçar e dar visibilidade ao trabalho feito pela estação pública portuguesa. De 10 de Abril, próxima segunda-feira, a 19 de Abril há cinema para todos os gostos e de qualidade:

10 de Abril – Il Caimano, uma metáfora sobre a Itália contemporânea, realizado por Nanni Moretti
12 de AbrilA Creation of Gabriel García Márquez, documentário sobre Gabriel García Márquez, Prémio Nobel da Literatura de 1982
19 de Abril – Documentário sobre a vida de El Greco, pintor, escultor e arquitecto grego do século XVI

Agora, fica com as respectivas sinopses disponibilizadas no site da RTP:

Il Caimano (exibido a 10 de Abril, pelas 23h30)

O filme de Nanni Moretti, uma metáfora sobre a Itália contemporânea, tornou-se num êxito de bilheteira no país, tendo estreado dias antes das eleições que afastaram do poder Berlusconi.

Produtor na falência profissional e sentimental, Bruno Bonomo tem um passado de produtor de filmes de série Z com títulos inspiradores como Os Mocassins Assassinos ou Maciste vs. Freud. Mas agora não consegue arranjar financiamento para o seu próximo projeto, O Regresso de Cristóvão Colombo. Estrangulado pelas dívidas e fraquezas, o casamento em fim de linha, os filhos desnorteados, Bruno perde o norte. É aí que o seu caminho se cruza com o de uma jovem realizadora que lhe entrega um guião, O Caimão. A princípio Bruno pensa que é um thriller musculado, mas apercebe-se a seguir a uma leitura mais atenta – se bem que um pouco tardia – que se trata de um filme sobre Berlusconi. Ele já não pode recuar e vê-se obrigado a cumprir o planeado, encontrar o ator principal enquanto tenta recolar as peças da sua vida conjugal. No entanto, em todo este novelo de erros e dificuldades, começa a nascer um novo entusiasmo em Bruno Bonomo: o da afirmação da sua dignidade. Este homem para quem tudo estava acabado encontra nele a energia para levar até ao fim um projeto que começou por acaso, mas que também ele acredita agora necessário tornar realidade…

Gabo: A Creation of Gabriel García Márquez (exibido a 12 de Abril, pelas 23h)

Documentário sobre Gabriel García Márquez, Prémio Nobel da Literatura de 1982.

Como é que um menino de uma pequena cidade na costa do Caribe se tornou um escritor que arrebatou o coração de milhões? Como mudou a nossa percepção da realidade com o seu trabalho? As respostas estão na incrível história de Gabriel García Márquez, o Prémio Nobel de Literatura de 1982. Gabriel García Márquez tornou-se escritor de livros mundialmente célebres e aclamados pela crítica, como “Amor em Tempos de Cólera” e “Cem Anos de Solidão”, que cresceu na pobreza e na violência do norte da Colômbia. Conhecido como “Gabo” para toda a América Latina, a sensibilidade sensual e mágica de Gabriel García Márquez leva-o às lutas políticas das décadas de 1970 e 1980 – incluindo um papel fundamental e desconhecido nas negociações entre o líder cubano Fidel Castro e o Presidente americano Bill Clinton.

Além do próprio Clinton, o documentário “Gabo: A Magia da Realidade” inclui também o ex-presidente colombiano César Gaviria, os escritores Juan Gabriel Vásquez e Plinio Apuleyo Mendoza; os jornalistas Enrique Santos, María Jimena Duzán e Xavi Ayén; a biógrafa Gerald Martin; a agente literária Carmen Balcells e os irmãos Aída e Jaime García Márquez.

El Greco (exibido a 19 de Abril, pelas 22h55)

Um documentário sobre a vida de El Greco, pintor, escultor e arquiteto grego do século XVI

Apelidado de “El Greco”, Doménikos Theotokópoulos vem para Espanha atraído pelas inúmeras ordens artísticas que Felipe II fez para o seu palácio, El Escorial. O rei não gostou das suas pinturas, mas o artista encontrou em Toledo um lugar para viver até a sua morte em 1641.
Este documentário descreve a vida de El Greco e como o pintor foi reabilitado durante os séculos XIX e XX por grandes artistas como Picasso e Rusiñol.

Doménikos Theotokópoulos, mais conhecido como El Greco, nascido a 5 de outubro de 1541 em Toledo e falecido a 7 de abril de 1614, foi um pintor, escultor e arquiteto grego que desenvolveu a maior parte da sua carreira na Espanha. Assinava suas obras com o nome original, ressaltando sua origem.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS