RTP2 exibe documentário ‘Women Painters, Four Centuries Of Struggle’

15 MARÇO, 2017 -

‘Women Painters, Four Centuries Of Struggle’ é realizado por Manuelle Blanc e dá-nos a conhecer mulheres excepcionais que merecem reconhecimento.

Apesar do seu talento, as mulheres pintoras foram durante muito tempo ignoradas pelos historiadores de arte e ainda permanecem desconhecidas para o público.
Durante séculos, muitas mulheres tiveram de lutar para encontrar o seu caminho nesta área. Artemisia Gentileschi foi forte o suficiente para enfrentar muitos obstáculos e, eventualmente, ser reconhecida pelos seus pares masculinos. O talento de Angélica Kauffmann permitiu-lhe, em primeiro lugar ser admitida na corte real de Londres, e tornar-se um dos fundadores da Royal Academy of Arts. Suzanne Valadon teve talento e coragem suficiente para desafiar a imagem do corpo feminino nas belas-artes…
Em poucas palavras, as mulheres pintoras excepcionais merecem reconhecimento. Arquivos e entrevistas com especialistas irão rever as histórias e obras dessas mulheres, que viveram entre o século XVI e o século XX. Quem são elas? E o que contribuíram para esta arte?

O documentário é exibido hoje pelas 23h16 na RTP2.

(Texto retirado do site da RTP)

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS