RTP2 exibe documentário sobre Vincent Van Gogh

5 JUNHO, 2017 -

O documentário de Peter Knapp retrata Vincent Van Gogh, pintor holandês considerado uma das figuras mais famosas e influentes da história da arte ocidental.

O documentário mostra o universo privado de Vincent Van Gogh durante os últimos três anos da sua vida através das cartas de Vincent para seu irmão Théo. A sua chegada a Arles, que ele compara com o Japão: “O país parece-me tão bonito quanto o Japão pela limpidez da atmosfera e os efeitos das cores alegres“.
É um período eufórico para Vincent… está entusiasmado com essa natureza forte e colorida. É um dos seus períodos mais prolíficos. Ele quer montar o Atelier du Midi e trazer os seus amigos para junto dele, consegue convencer Gauguin. O lado apaixonado de ambos os pintores torna esta amizade incompatível e é um fracasso para Vincent … Seguimo-lo para Saint-Rémy-de-Provence, para o hospício de Saint-Paul-de-Mausole, onde ele recebe tratamento … Passa por um período de isolamento e desespero. É nessa altura que pinta as famosas íris, os ciprestes e a noite estrelada de Saint-Rémy. “Eu agora quero absolutamente pintar um céu estrelado. Muitas vezes parece-me que a noite é ainda mais rica em cores do que o dia, colorido e violeta, azuis intensos e verdes. Quando prestamos atenção, vemos que certas estrelas são cor de limão, outros têm fogo, rosa, verde, azul, esquece-me” Suicidou-se a 27 de Julho de 1890, no meio dos campos de trigo. Essas cartas revelam a sua vida de todos os dias, as suas impressões sobre seu o ambiente e seus pensamentos sobre arte.

Vincent Van Gogh criou mais de dois mil trabalhos em pouco mais de uma década, incluindo por volta de 860 pinturas a óleo, a maioria das quais durante nos seus dois últimos anos de vida. As suas obras abrangem paisagens, naturezas-mortas, retratos e auto-retratos caracterizados por cores dramáticas e vibrantes, além de pinceladas impulsivas e expressivas que contribuíram para as fundações da arte moderna.

O filme Sur Le Pas de Van Gogh será exibido dia 14 de Junho, pelas 23h, na RTP2.

Informação retirada do site da RTP2

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Um caderno com desenhos inéditos do pintor Vincent van Gogh será apresentado