RTP2 exibe documentário sobre ‘O Segredo de Stradivarius’

24 JANEIRO, 2017 -

No presente dia 24 de janeiro, a RTP2 irá emitir um documentário sobre David Bagué i Soler, catalão de 52 anos cujo engenho é a construção de violinos, sendo o título “O Segredo de Stradivarius“. A essa arte dá-se o nome de luthier, sendo esta a palavra francesa que reporta para o desenvolvimento de instrumentos de cordas. Como grande pioneiro nesta prática, apresenta-se o italiano Antonio Stradivari, conhecido por Stradivarius, que construiu diversas violas, violoncelos e violinos e que emprestou o nome aos instrumentos desenvolvidos.

Quanto à figura documentada, o espanhol, natural de Barcelona, é um dos mais conceituados construtores de violinos da atualidade, dando extensão temporal a uma das artes que permite que outras artes sejam dadas à luz. Assim, e à criação dos instrumentos musicais, Bagué associa uma transcendência espiritual que ganha resistência nas cordas e repercussão nas obras interpretadas a partir das mesmas.

Assim, este trabalho acompanha a jornada deste afincado luthier em busca do seu objetivo primordial: a transcendência dos violinos Stradivarius. Também os paralelismos com outros construtores do passado são estabelecidos, refletindo sobre a evolução desta arte e sobre a busca pela excelência no engenho. Bagué é biografado a partir das suas inspirações geográficas e humanas até ao ponto de partida e de chegada da sua longa carreira. Em suma, condensa-se toda a jornada artística de um processo que, apesar de passar nos bastidores de forma muito discreta, é imprescindível para que a harmonia do violino se articule com os demais instrumentos e com o mundo. O documentário tem a extensão de 51 minutos e é realizado pelo espanhol Josep Padró, sendo transmitido às 23h.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS