RTP2 exibe documentário ‘Lixo Extraordinário’

15 NOVEMBRO, 2017 -

Um filme extraordinário que retrata de uma forma sensível e digna o trabalho de Vik Muniz, um dos maiores artistas brasileiros contemporâneos, e um grupo de pessoas que trabalham numa lixeira

O artista brasileiro Vik Muniz cria fotografias usando pessoas e materiais dos locais onde elas vivem e trabalham. Na sua série ?Sugar Children? fotografou retratos de crianças pobres usando açúcar das plantações do Caribe.
Quando os realizadores Lucy Walker, João Jardim e Karen Harley começam a seguir o trabalho de Muniz, o fotógrafo estava a desenvolver a ideia para o seu próximo projeto.
Muniz sabia que queria trabalhar com o lixo, mas ainda não tinha decidido o local. É então que decide ir até ao Jardim Gramacho, a maior lixeira do mundo, localizada no Rio de Janeiro.
No Jardim Gramacho, Muniz conhece os catadores do lixo, homens e mulheres que separam o lixo que se pode reciclar de todo o restante. Serão eles os protagonistas do seu novo trabalho e com isso ganharão também uma força e uma dignidade que mostra que a arte tem também um poder transformador.

Com banda sonora original composta por Moby, “Lixo Extraordinário” foi galardoado com vários prémios internacionais, entre os quais se destacam: Prémio do Público de Melhor Documentário Internacional no Festival de Sundance, em 2010; Prémio da Amnistia Internacional e Prémio do Público de Melhor Documentário/Mostra Panorama, no Festival de Berlim, em 2010; Prémio do Público de Melhor Documentário no Full Frame Documentary Festival, nos EUA, em 2010; Silver Audience Award no Stockholm Film Festival, em 2010.

O filme será exibido dia 22 de Novembro, por volta da 23h, na RTP2.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS