RTP2 exibe, a 24 de Dezembro, o filme ‘Shawshank Redemption’

20 DEZEMBRO, 2016 -

Um surpreendente drama adaptado de um conto de Stephen King e com as magistrais interpretações de Tim Robbins e Morgan Freeman.

“Shawshank Redemption”, ou em português “Os Condenados de Shawshank”,  é um surpreendente drama que acompanha os vinte anos de detenção de um banqueiro, aparentemente inocente, condenado a prisão perpétua pelo duplo homicídio da mulher e do amante dela. Vinte anos de amizade com um recluso negro, rei dos golpes e cínico militante sem ilusões, ao longo dos quais o jovem banqueiro se torna num inovador de sistemas de reabilitação enquanto vai dando a ganhar uma fortuna ao corrupto diretor do estabelecimento. No fim porém é ele que consegue manipular os acontecimentos evadindo-se com sucesso e deixando atrás de si um enorme escândalo financeiro que no limite irá manter o diretor na prisão mas agora do outro lado das grades. Uma bela e inteligente história de amizade, construída com humor, sensibilidade e ironia, apoiada por duas magistrais interpretações a cargo de Tim Robbins e Morgan Freeman.

Nomeado para seis Oscares da Academia de Hollywood “Os Condenados de Shawshank” marca a estreia na realização de Franck Darabont, antigo decorador e argumentista.
Em 1947 Andy Dufresne, vice-presidente de um banco, é condenado a prisão perpétua pelo duplo homicídio da mulher e do amante dela. Aparentemente inocente Andy é enviado para a penitenciária de Shawshank e torna-se amigo de Red, um negro muito respeitado pelos outros reclusos. Isto não impede que Andy seja vítima de violações sistemáticas até ao dia em que dá um bom conselho fiscal a Hadley, o sádico chefe dos guardas. Graças ao seu génio financeiro Andy acaba por trabalhar diretamente para Norton, o diretor da penitenciária, a quem ajuda a ganhar uma fortuna de forma ilegal. Andy torna-se bibliotecário, ensina os reclusos a ler e ajuda-os na sua reinserção. Nos finais dos anos 50 chega a Shawshank um jovem que pode ter provas da inocência de Andy. Norton determinado a não perder o seu banqueiro privativo manda matar o jovem. Andy mergulha na depressão e Red receia que ele se suicide. Mas uma manhã a cela de Andy está vazia…

O filme será exibido a 24 de Dezembro, próximo Sábado, pelas 23h30min.

(informação retirada do site da RTP2)

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS