RTP2 dedica mês de Setembro a Andrei Tarkovsky

30 AGOSTO, 2016 -

Depois do grande sucesso do ciclo de cinema feito pela Leopardo Filmes e da Medeia Filmes agora é a vez da RTP2 continuar a a homenagem ao que de melhor a sétima arte soviética deu ao mundo. O mês de Setembro será assim dedicado a Andrei Tarkovsky, onde será exibido um filme todas as sextas-feiras.

2 de Setembro (pelas 23:35)
Andrei Rublev (Andrei Rublev)
URSS, 1966, PB e Cor, 175 Minutos

Um conto medieval sobre a vida de Amdrei Rubilov, o maior pintor iconográfico russo. O fresco de um período turbulento do século XV na Rússia, marcado por lutas intermináveis entre príncipes rivais e invasões. Um filme sobre o poder das imagens e das sensações.

9 de Setembro (pelas 23:35)
Solaris (Solyaris)
URSS, 1972, 160 minutos

Os três últimos residentes da estação espacial Solaris têm enviado misteriosas comunicações ao controlo terrestre. Quando o astronauta e psicólogo Kris Kelvin é enviado para investigar o fenómeno, começa a sentir os mesmos sintomas estranhos que afligem os tripulantes da estação, atirando-o para uma viagem até aos mais sombrios recantos do seu consciente.

16 de Setembro
O Espelho (Zerkalo)
URSS, 1974, 103 minutos

Um filme sobre memória, reflexão e mistério, que agita o espectador até às profundezas da sua alma. Um homem moribundo aos quarenta anos recorda o passado. A sua infância, a Guerra, o misticismo do quotidiano e aspectos relacionados com a história da Rússia moderna, que se perdem nas preocupações mundanas do dia-a-dia.

24 de Setembro (pelas 23:35)
Stalker (Stalker)
URSS, 1979,  Cor, 155 Minutos

Na chamada Zona Proibida circulam rumores de que existe um quarto onde os mais íntimos desejos são realizados. Um conhecido escritor e um professor autoritário partem em busca deste quarto. São guiados por Stalker, o guia da Zona, que é tanto um santo tolo como o apóstolo de uma nova fé.

30 de Setembro (pelas 23:35)
O Sacrifício (Offret) 
URSS, 1986, 143 minutos

Alexander, jornalista e intelectual, confessa ao seu filho pequeno a preocupação que sente em relação à falta de espiritualidade no mundo moderno. Na noite do seu aniversário, irrompe a Terceira Guerra Mundial. Num momento de desespero, Alexander vira-se para Deus.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

O Nucivo (Núcleo d

Último filme do realizador, 'Offret' faz a súmula da obra de Andrei Tarkovsky. Pela prime

Knight of Cups é a mais recente obra do realizador Terre

Recentemente vimos Quentin Tarantino e a imprensa da especialidade a referenciar vários filmes com