RTP2 dedica mês de Outubro a Quentin Tarantino

3 OUTUBRO, 2016 -

Mais de vinte anos depois de estrear em Cannes, onde venceu a Palma de Ouro, a 12 maio de 1994, Pulp Fiction contínua a ser catalogado por muitos como a obra-prima de Quentin Tarantino. Conhecido pelos seus diálogos, uma mistura irónica de humor e violência e pela sua narrativa não-linear, a obra será ainda assim marcada principalmente pelas referências à cultura pop. Este será um dos filmes a serem exibidos pela RTP2 neste mês de Outubro, mas há muito mais! No entanto, ainda não conseguimos saber quais serão os filmes até ao fim do mês. Sabes sim que Jackie Brown também irá ser transmitido.

7 de Outubro, pelas 23h05, Pulp Fiction

Palma de Ouro em Cannes e Oscar para Melhor Argumento, este surpreendente e impressionante thriller policial impôs Quentin Tarantino como um dos mais talentosos cineastas da sua geração

Uma história, composta por várias histórias, contada de trás para a frente, com todo o ritmo de Quentin Tarantino. Os episódios têm todos uma ação própria, mas estão sempre, de uma forma ou outra, interligados. Pulp Fiction é um surpreendente thriller policial, onde o modernismo se funde com as sangrentas atmosferas dos clássicos dos anos trinta e quarenta.

Tarantino vai desenhando genuínas, irónicas e cruéis atmosferas de marginalidade no meio do mais vulgar quotidiano. E depois, para completar, coloca nesses ambientes assassinos profissionais, gangsters implacáveis, miúdas desmioladas, pugilistas de terceira, sádicos de bairro e assaltantes românticos. Uma mistela que lhe valeu a Palma de Ouro em Cannes e várias nomeações para os Óscares, tendo conquistado o de melhor argumento original, e que o impôs como um dos mais talentosos cineastas da sua geração. O filme marca ainda o regresso em grande de John Travolta e conta com as excelentes interpretações de Samuel L. Jackson, Bruce Willis, Uma Thurman, Harvey Keitel e Maria de Medeiros.

14 de Outubro, pelas 23h10, Jackie Brown

Um relato cómico do crime… e uma historia de pessoas reais que pisam a linha da lei de vez em quando

Jackie aumenta o seu magro ordenado como empregada de mesa fazendo entrar nos Estados Unidos dinheiro sujo de Ordell Robbie, um traficante de armas. Um dia é apanhada no aeroporto por um agente do Departamento de Álcool, Tabaco e Armas de Fogo e um polícia de Los Angeles, que a pressionam para entregar Ordell, sob a ameaça de prisão. Com a ajuda da pessoa que lhe paga a fiança, e que comprende bem a sua inquietação, Jackie arquitecta um plano arriscado que pretende atirar as duas forças opostas – polícia e criminosos – uma contra a outra. Mas o problema complica-se porque os sócios de Ordell, Louis Gara e Melanie Ralston, têm as suas próprias agendas para cumprir…

Baseado no best seller “Rum Punch” de Elmore Leonard, Tarantino escreveu e realizou “Jackie Brown”, que é simultaneamente um relato cómico do crime… e uma historia de pessoas reais que pisam a linha da lei de vez em quando.

21 de Outubro, pelas 23h05, Kill Bill – A Vingança

Uma mulher conhecida como a “Noiva” (Uma Thurman) é violentamente atacada no dia do seu casamento, ficando em coma. A “Noiva” era uma assassina que integrava um grupo de criminosos liderado por Bill (David Carradine). Após cinco anos, ela recupera e fica a saber que foi o grupo a que pertencia que a tentou matar, pelo que, decide vingar-se e matar todos aqueles que estiveram envolvidos no ataque.

Em 2004, Uma Thurman foi nomeada para o Globo de Ouro de Melhor Atriz.

28 de Outubro, pelas 23h05, Kill Bill – A Vingança 2

Depois de ter sido traída por Bill (David Carradine) e pelos elementos do seu antigo grupo, a “Noiva” (Uma Thurman) continua a sua vingança, perseguindo Budd (Michael Madsen) e Elle Driver (Daryl Hannah). A mulher acaba por chegar finalmente até Bill, mas depara-se com uma grande surpresa…

Em 2005, Uma Thurman recebeu a nomeação para o Globo de Ouro de Melhor Atriz e David Carradine para o Globo de Ouro de Melhor Ator Secundário.

(informações retiradas do site da RTP)

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS