RTP1 exibe 13 documentários científicos, depois de 5 anos de gravações pelo mundo

28 JUNHO, 2016 -

Estes documentários são o resultado de 5 anos de gravações um pouco por todo o mundo e que retratam e documentam o trabalho cientifico de centenas de biólogos portugueses. Foram inúmeras visitas a sítios que quase ninguém visita.

Viagens Philosophicas“, este projecto inovador da RTP, percorreu o globo ponta a ponta e estive em 12 países, 4 continentes, com 2 operadores de câmara, 1 técnico de som e 1 jornalista. Foram milhares de quilómetros e quase 300 horas de gravações.
Foram “As horas infindáveis à procura de crocodilos, na Mauritânia. Ou a descobrir preguiças no meio do Mangue, no Panamá“, revelou Humberto Rocha, operador de Câmara.
Já a jornalista Sandra Inês Cruz disse que foram “Muitas aventuras, muitas malárias, muitos mosquitos, muitas noites a dormir em situações inacreditáveis, muita comida e água racionadas, muitos hidroaviões, helicópteros, canoas, índios, etc

adsdas

Pensámos que se podiam encaixar na RTP1 de manhã, porque nos vai fazer chegar a dezenas de milhares de telespectadores com a possibilidade de perceber que não é só a BBC que pode fazer estas revelações muito fortes do que é este fantástico planeta.“, informou Daniel Deusdado, director de programas da RTP3.

Os 13 episódios das “Viagens Philosophicas” chegam a 3 de Julho à RTP. O primeiro episódio, transmitido no próximo Domingo, pelas 12h30, vai dar-nos a conhecer os crocodilos do deserto da Mauritânia:

Um grupo de biólogos procura crocodilos nos oásis de montanha no Saara. A recolha de amostras de tecido dos crocodilos permite perceber se há comunicação entre os diversos grupos ou se o seu isolamento reprodutivo pode conduzir ao desaparecimento de algumas populações. Trata-se do crocodylus suchus, uma espécie diferente do crocodilo do Nilo.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

'The Birds and Other Stories' é uma colecção de contos da escritora inglesa 

A obra literária 'The War of the Worlds', ou em português 'Guerra dos Mundos

Desgravar – o ato de passar para o papel a gravação de uma conversa – é, quase sempr

John Peter Berger faleceu hoje aos 90 anos. O crítico de arte, romancista, pintor