Revisitar o Porto através das palavras de Germano Silva

19 JANEIRO, 2017 -

Porto Revisitado reúne as melhores crónicas do autor escolhidas por seis figuras da cidade invicta.

Este sábado, dia 21 de janeiro, às 17:00, a Fnac do Norteshopping recebe Germano Silva para a apresentação do seu mais recente livro Porto Revisitado, numa sessão em que a apresentação está a cargo de Amândio Barros.

Este livro é uma obra especial que, para além da biografia de Germano Silva, da autoria do jornalista Pedro Olavo Simões, reúne as melhores crónicas do autor escolhidas por seis figuras da cidade: Jorge Gabriel, Jorge Nuno Pinto da Costa, Judite de Sousa, Pedro Abrunhosa, Manuel Sobrinho Simões e Sónia Araújo. A essa seleção juntam-se, ainda, três textos inéditos escritos por Germano Silva.

Sem os seus livros, o Porto não seria tão grande e imenso. A ele devemos os centímetros que a sua obra, pura e simples, nos faz crescer.”, são algumas das palavras que Judite de Sousa dedica ao autor. Já Pedro Olavo Simões afirma que “O Germano é o Porto e o Porto não o é sem o Germano.”. Porto Revisitado é um livro que constitui uma homenagem da cidade, das suas gentes e, claro, da Porto Editora, a Germano Silva.

Nascido em Penafiel há 85 anos (13/10/1931), António Germano Silva iniciou a sua carreira jornalística no Jornal de Notícias, onde se manteve até à reforma, despenhando diferentes funções desde estagiário a chefe de redação. Paralelamente foi ainda delegado no Porto de algumas das mais importantes publicações nacionais: Expresso, Visão, Jornal Novo, Flama e O Século Ilustrado. Germano Silva ainda hoje mantém no Jornal de Notícias a coluna semanal “À Descoberta do Porto”, onde partilha com o seu público episódios da história portuense.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS