Realizador de ‘Oldboy’ é um dos 9743 artistas na lista negra do governo sul-coreano?

17 OUTUBRO, 2016 -

São cerca de 9743 artistas que não têm nem terão qualquer ajuda estatal para futuras obras. De acordo com o Indiewire, Park Chan-wook, realizador do icónico filme Oldboy, é um dos nomes da alegada lista. Esta notícia foi avançada primeiramente pelo jornal sul-coreano Hankook Ilbo e até ao momento não há nenhum esclarecimento por parte do governo sul-coreano. No entanto, a agência de notícias deste país, a Yonhap, avançou que a suposta lista é de origem duvidosa.

Ao que parece há um ponto em comum entre os vários artistas: uma grande maioria está ligada a diversos protestos contra o governo sul-coreano, mais propriamente depois do naufrágio do MV Sewol, que originou a morte de cerca de 288 pessoas, em Abril de 2014.

park-chan-wook

É de relembrar ainda que em 2014 cerca de 74 organizações ligadas ao cinema, protestaram contra as interferências governamentais no sector da cultura. Na frente desse protesto esteve Eun Lee, presidente da KFPA (Associação de Produtores Cinematográficos Coreanos), que na altura disse: “A liberdade de expressão é como a vida para os artistas e que assim, sem liberdade de expressão, não pode haver o desenvolvimento de filmes“.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS