Qual será a palavra do ano 2016?

26 NOVEMBRO, 2016 -

Como é apanágio da Porto Editora, a iniciativa “Palavra do Ano®” terá a sua oitava edição no presente ano de 2016. Esta visa sublinhar a riqueza lexical e a dinâmica criativa do idioma português, assinalando a relevância da semântica na compreensão e construção de uma vida ativa e coletiva.

Desde 5 de maio, dia da Língua Portuguesa e da Cultura na CPLP, sugestões têm entrado no seu portal e mais se seguirão até 30 de novembro. A lista final com os dez vocábulos candidatos ao reconhecimento virá a público no próximo dia 1 de dezembro. A vencedora será a sucessora de outras mediáticas palavras, tais como “esmiuçar” (que ganhou em 2009), “vuvuzela” (2010), “austeridade” (2011), “entroikado” (2012), “bombeiro” (2013), “corrupção” (2014) e “refugiado” (2015).

Para além da exclusivamente portuguesa, serão também nomeadas as palavras do ano em Angola e em Moçambique, constituindo isto uma estreia para ambas as nações. As instituições responsáveis pela prossecução da iniciativa são a Plural Editores Angola, a Plural Editores Moçambique e a Camões – Instituto da Cooperação e da Língua. 

 

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Foi apresentada na Cinemateca, em Lisboa, a programa