Pritzker Wang Shu e Lu Wenyu vão trazer arquitetura chinesa até Lisboa

27 MAIO, 2016 -

A dupla de arquitetos chineses Wang Shu e Lu Wenyu, fundadores do Amateur Architecture Studio, vão dar uma conferência em Lisboa, a 15 de junho, na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa (UL).

De acordo com o sítio online da Universidade de Lisboa, a conferência irá marcar a abertura da 10.ª Conferência da European Association for Architectural Education (EAAE) e a Architectural Research Centers Consortium (ARCC).

Pela primeira vez em Portugal, Wang Shu, Prémio Pritzker 2012, convidado pela Faculdade de Arquitetura da UL, virá falar da sua abordagem contemporânea da tradição da arquitetura chinesa, numa perspetiva de reconhecimento e valorização.

Wang Shu e a mulher, Lu Wenyu, são arquitetos fundadores do Amateur Architecture Studio, ateliê de arquitetura estabelecido em Hangzhou, na China.

“Partindo da possibilidade da coexistência de áreas urbanas e áreas rurais, esta conferência foca-se na resposta aos desafios da impressionante explosão da urbanização na China”, indica a UL num texto sobre a vinda dos dois arquitetos.

Obras como o Museu Ningbo, o Campus Xiangshan ou Tiled Garden, contributo para a 10.ª Bienal de Arquitetura de Veneza, “confrontam e criticam a influência da arquitetura ocidental na China, traduzindo a extensa pesquisa sobre a construção vernacular chinesa, uma valorização da tradição aplicada à arquitetura de hoje”, acrescenta.

A atribuição, em 2012, a Wang Shu, do Prémio Pritzker gerou polémica, na altura, porque o próprio arquiteto e outros especialistas do meio consideraram que o galardão deveria ter sido partilhado com a mulher, Lu Wenyu, também arquiteta e professora, bem como parceira nos projetos.

Texto Lusa

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Nicolau Nasoni foi um dos imigrantes mais influentes em Portugal, em especial na c

Fontes como iTunes, BookRix ou Projeto Gutemberg

Eduardo Souto de Moura é um dos nomes grandes da edificação portuguesa. Portuense de gema, foram

Frank Lloyd Wright foi um dos grandes nomes da arquitetura num período em que o experimentalismo e