Prémio Nobel da Física entregue a David Thouless, Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz

4 OUTUBRO, 2016 -

Yoshinori Ohsumi venceu ontem o Nobel da Medicina, hoje foi a vez de ser entregue o Prémio Nobel da Física.

O Prémio Nobel da Física foi atribuído a três pessoas: David Thouless, Duncan Haldane John Michael Kosterlitz,”pelas descobertas teóricas das transições da fase topológica e das fases topológicas da matéria“.

Metade do prémio, cerca de 400 mil euros, foi entregue ao escocês David Thouless, com a outra metade a ser entregue aos britânicos Duncan Haldane e John Michael Kosterlitz.

A temporada dos prémios Nobel 2016 começou ontem, segunda-feira, com o anúncio do Nobel da Medicina, atribuído ao japonês Yoshinori Ohsumi pela descoberta do mecanismo de autofagia celular.

Amanhã é anunciado o Nobel da Química e na próxima sexta-feira o da Paz, enquanto os da Economia (dia 10) e da Literatura (dia 13) serão atribuídos na próxima semana.

Os prémios Nobel foram criados em 1895 pelo químico, engenheiro e industrial Alfred Nobel. O sueco nasceu a 21 de outubro de 1833 em Estocolmo, capital sueca e local onde ocorrem as cerimónias de entrega dos galardões e dos respetivos diplomas. Crescendo no seio de uma família de engenheiros, a sua formação não foi alheia à ciência e tornou-se num químico, engenheiro e inventor conceituado na área da balística e da engenharia de armamentos. Para além da reputada dinamite, criou também a balistite e mais 353 invenções, dando origem a uma fortuna considerável a partir das patentes que criou.

Texto de Lusa / CCA

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS