Portugal no SXSW 2017: O sudoeste da Europa no sudoeste da criatividade

9 MARÇO, 2017 -

Decorre entre dia 10 e 19 de Março a edição deste ano do South by Southwest (SXSW). O evento, composto de um aglomerado de conferências e festivais, junta todos os anos em Austin (Texas) as indústrias da música, do cinema e da criatividade. Do encontro entre artistas, produtoras, editoras, distribuidoras e fãs, resultam redes de contactos que impulsionam projectos e lhes dão visibilidade. Todos querem estar no SXSW, uma montra de criatividade que pode catapultar uma carreira.

No festival de música, serão nove os projectos portugueses a marcar presença em Austin. Ao longo da próxima semana irão actuar na cidade da criatividade Da Chick, DJ Ride, GPU Panic, Moullinex, :papercutz, The Gift, Throes + The Shine, We Bless This Mess e Xinobi. Trata-se de uma alargada e considerável delegação, composta de artistas de múltiplos géneros musicais, diversa e de grande qualidade, que bem representará a música portuguesa em solo americano. A extensa lista de bandas presentes pode ser consultada na programação do evento.

No festival de cinema, será exibido o filme Porto, do realizador Gabe Klinger; a co-produção portuguesa, polaca, francesa e americana marcará presença na secção Visions, que visa filmes cuja realização se paute pelos valores da audácia, do risco e da inovação. O drama foi filmado no Porto, e o ano passado somou nomeações nos festivais de cinema de São Paulo, San Sebastián e de Londres.

Portugal será ainda motivo de conversa na conferência Portugal: Your Startup’s Gateway to Europe, logo no primeiro dia do SXSW. Serão apresentados os factores que fazem de Portugal, actualmente, uma das melhores localizações para a instalação de artistas, empresas de inovação, indústrias criativas e start-ups. Com representação nas três secções do SXSW, é caso para dizer que este ano o extremo sudoeste da Europa irá marcar presença em peso no sudoeste da criatividade.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS