Porto é a capital europeia do design. Portugal acolhe pela primeira vez o European Design Awards

27 MAIO, 2017 -

Desde 2006, os European Design Awards celebram anualmente a excelência no Design europeu em campos como design gráfico, web e instalação, ilustração, packaging, aplicativos móveis e motion graphics.

Pela primeira vez, o festival toma lugar em Portugal, sendo o Porto o anfitrião da décima edição do festival, que tem como tema “Celebrating Creative Excellence”. O Design português não é estranho à cerimónia contando já com várias nomeações e prémios. Em 2015 a identidade gráfica da cidade “Porto.” venceu dois European Design Awards: O galardão de ouro na categoria de implementação de marca e o prémio de melhor trabalho do ano em todas as categorias “Best of Show”.

O festival foi anunciado com duas conferências a 27 de Abril no dia mundial do Design, um mês antes do evento principal, que trouxeram à FBAUP (Faculdade de Belas Artes) e à ESAD Matosinhos (Escola Superior de Artes e Design) Roland Stieger da TGG (Suíça) e Jeroen van Erp da Fabrique (Holanda).

A programação do festival iniciou-se dia 23 de Maio com a exposição Two Pages: Uma colecção de sketchbooks iniciada em 2012 e que reuniu mais de 450 artistas europeus. Para além da exibição de 112 spreads, Konstantinos Tricha e Dionysis Livanis, vão coordenar uma workshop para designers e ilustradores tendo como tema a cidade do Porto. O exposição já se encontra no Silo Auto, onde ficará até dia 28.

A 25 de Maio realizou-se mais uma workshop: ”A Tumblr Manifesto: The Critical Intentions of the Interface Deco”, uma oficina de teoria e crítica no design, analisando às tendências visuais à luz das plataformas actuais de disseminação de conteúdo, Pinterest, Tumblr, Intagram, Facebook.

Dia 26 foram dinamizadas três visitas guiadas a estúdios sediados no Porto e em Matosinhos. As Design Tours permitem uma interacção mais próxima com os estúdios, que expõe os seus trabalhos, discutem metodologias e enquadram os participantes no panorama do Design no Porto.

O grande dia é a 27 de Maio, este sábado, quando se dá-se a conferência ED e a entrega de prémios. Inicia-se às 14:30 no Teatro Rivoli, uma série de conferências de carácter nacional e internacional, que será precedida pela aguardada cerimónia e respectiva entrega de prémios. A partir das 23 haverá uma festa que funcionará como pré-abertura da exposição “Design by Porto, Porto by Design: 4 anos de design da Câmara do Porto” a decorrer no Palácio dos Correiros.

Recordamos que este ano o evento oferece condições especiais a estudantes que podem assistir a todo o evento no Teatro Rivoli pelo preço simbólico de 5 euros.

Fotografia de capa de artigo: Miguel Nogueira

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Álvaro Siza, o arquitecto, mostra-se nesta obra enquanto desenhador compulsivo, c

A nova imagem do Andante deve “reflectir e re

O ano de 2017 não podia começar melhor! A Netflix acaba de anunciar que irá lan

Filipe de Carvalho é copy na ExcentricGrey, mas só durante o dia, porque à noite brinca ao desig