Por um dia, Cacilhas será a capital da cultura urbana

30 MARÇO, 2017 -

Dia 8 de Abril, Cacilhas será o ponto de encontro de múltiplos agentes ligados à cultura urbana nacional. Será a 3ª edição do Urban Club Tradeshow. O evento, dedicado à promoção da cultura urbana, considera as suas vertentes artísticas (música, dança, moda, fotografia, street art), e o mercado de streetwear. Em 2014 ocorre a primeira edição, em Oeiras; no ano seguinte, é a vez do Martim Moniz, em Lisboa, acolher este mercado. Agora, em parceria com a Câmara Municipal de Almada, ocorrerá pela primeira vez na margem sul do Tejo, perto da casa da Via Urbana, a associação promotora do evento. O local escolhido é o Ponto de Encontro, em Cacilhas.

A itinerância por diferentes cidades é uma das características que tem marcado o projecto. O público tem aderido, fidelizando-se e trazendo novas pessoas. Segundo a fundadora, Filipa Mendonça, tem-se vindo a formar uma espécie de comunidade, constituída por amadores e profissionais ligados à cultura urbana.

Há uma cultura que não está parada, que existe em cada canto”, afirma. A promoção destas formas artísticas constitui uma das grandes motivações do Urban Club Tradeshow, que se afirma como um projecto colaborativo, uma mostra de diferentes experiências e produtos. “É mesmo uma troca. Writters, músicos, bailarinos, estilistas, marcas, entre outros… todos dão o seu contributo para isto acontecer”. Para a fundadora, a cultura urbana “é um conceito que pode mover a sociedade”.

Só conheceremos a programação completa do mercado mais próximo da sua data, mas para já estão garantidas algumas novidades. Uma battle de b-boying, um concurso de fotografia sobre arte urbana e optimismo, um palco aberto à inscrição e expressão de cada um. Um leque diversificado que demonstra a vontade de integrar estas diferentes expressões e ajudá-las a ter uma voz, divulgando os trabalhos e abrindo a porta a novos talentos. O evento contará ainda com um concerto de TNT, uma after-party no Ginjal com o DJ Maskarilha, e um debate alargado sobre a evolução da cultura urbana no território português.

Para quem queira marcar presença, o Urban Club Tradeshow é uma oportunidade de conhecer novas marcas que trabalhem neste mercado, fazer contactos com agentes do meio, ou apenas desfrutar dos espectáculos e conteúdos. As inscrições, gratuitas, podem ser efectuadas a partir do site da Via Urbana.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS