‘Persona’, de Ingmar Bergman, é exibido hoje na RTP2

21 JULHO, 2017 -

Uma obra de Ingmar Bergman que permanece intocável na sua magnificência

Elizabeth Vogler, uma atriz teatral de sucesso, sofre uma crise emocional e emudece. Para se recuperar, parte para uma casa à beira-mar, sob os cuidados de uma enfermeira, que a admira e tenta compreender a razão do seu silêncio. Isoladas, as duas mulheres desenvolvem uma relação de forte intensidade emocional.

Filme de 1966 do cineasta sueco Ingmar Bergman (1918-2007), que revolucionou a linguagem cinematográfica. ‘Persona’ é um drama perturbante sobre a complexidade do ser humano e das máscaras que usa ao longo da vida.
A impressionante sequência inicial, as atuações viscerais de Bibi Andersson e Liv Ullmann, a brilhante direção de Bergman fazem de A Máscara uma experiência cinematográfica fascinante e inesquecível.
A atriz Elisabeth Vogler (Liv Ullmann) emudece repentinamente, durante uma interpretação de Electra, e procura repouso à beira-mar. Elisabeth isola-se completamente do mundo e permanece em constante silêncio, tendo como única companhia a enfermeira Alma (Bibi Andersson). Entre as duas estabelece-se uma estranha relação de identidade e dependência. Como forma de quebrar o silêncio, Alma conta os seus segredos mais íntimos. Quando Elisabeth escreve ao hospital e revela as confidências da enfermeira, Alma fica furiosa e agride verbal e fisicamente a paciente. É nessa altura que Elisabeth quebra o silêncio e grita, com medo de morrer.

‘Persona’ é exibido hoje ás 23h56 na RTP2.

(informação retirada do site da RTP2)

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

Ingmar Bergman foi um dos maiores cineastas de todos os tempos. Ladeado por nomes

Ingmar Bergman foi um dos maiores cineastas de todos os tempos. Ladeado por nomes como Fede

O interior do Homem é um mundo a descobrir e I

O Verão começa hoje e as férias estão aí à porta por isso