‘Para quê a Religião?’ – A sua Reforma na Europa em discussão nas universidades

16 OUTUBRO, 2017 -

No dia 19 de outubro, quinta-feira, pelas 18h30, terá lugar no Goethe-Institut Lisboa um painel de discussão intitulado “Para quê a Religião?”, com o sociólogo de origem síria Bassam Tibi, o teólogo alemão Friedrich Wilhelm Graf e o antropólogo Alfredo Teixeira, e com moderação a cargo de Steffen Dix, da Universidade Católica de Lisboa. Bassam Tibi e Friedrich Wilhelm Graf são ambos figuras mediáticas e de grande importância na Alemanha no que respeita a questão dos refugiados e da reafirmação doc ampo religioso na Europa. Alfredo Teixeira realizou alguns dos estudos sociológicos mais relevantes acerca da realidade religiosa em Portugal.

O painel “Para quê a Religião?” será em alemão e português, com tradução simultânea, e assinala o aniversário da Reforma de 1517, tendo como objetivo a reflexão ponderada sobre o papel atual da religião nas suas diversas manifestações na Europa e questionando a função e a importância de sistemas de crenças religiosas para o futuro de uma sociedade civil. Numa altura em que o confronto entre mundividências distintas volta a estar no foco de conflitos atuais, colocam-se questões relativas ao papel que a religião desempenha nos processos de consolidação europeus e que outros poderia desempenhar.

Há 500 anos, a principal preocupação para Martinho Lutero era fortalecer a responsabilidade do indivíduo como base de uma sociedade auto-consciente. A tradução da Bíblia do latim para o alemão, a liturgia celebrada em língua vernácula, bem como a difusão de numerosos folhetos que, graças à invenção da impressão, eram acessíveis a todos, são apenas alguns exemplos daquele que foi o início de uma pluralização
fundamental do Cristianismo numa ampla variedade de crenças e denominações. “Para quê a Religião?” terá outras apresentações, sempre às 11h00, nos dias 17 de outubro, na Universidade Católica do Porto, 18 de outubro, no Instituto de Letras e Ciências Humanas da Universidade do Minho, em Braga, e 19 de outubro, na Universidade Católica de Lisboa. O painel, de entrada livre, será em alemão e português com tradução simultânea.

Este evento é realizado em colaboração com a Embaixada da Alemanha, a Câmara de Comércio e Indústria Luso-Alemã, a Irmandade de São Bartolomeu dos Alemães em Lisboa e o Centro de Investigação em Teologia e Estudos de Religião da Universidade Católica Portuguesa. O seu programa pode ser consultado aqui.

Comentários

Artigos que poderão ser do teu interesse

ARTIGOS RELACIONADOS

As ‘FNAC Shaper Talks’, debates mensais promovidos pela parceria feita entre o

O Governo Sombra vai estar ausente da TVI24 nos próximos dois meses, Junho e Julho. O Bloco Centra

Livro Voltemos à Escola dá o mote para a 56.ª sessão deste ciclo de conversas